concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 27 de novembro de 2010

As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão Artur Matuck, Carlos Matuck e Rubens Matuck, com textos complementares de Oscar D'Ambrosio


http://www.terceironome.com.br/html/As%20aventuras%20de%20Sir%20Charles%20Mogadom%20e%20do%20Conde%20Euphrates%20de%20Acafrao/resenha.htm

As aventuras de Sir Charles Mogadom
e do Conde Euphrates de Açafrão

Artur Matuck, Carlos Matuck e Rubens Matuck, com textos complementares de Oscar D'Ambrosio
Quando Alberto Santos-Dumont chega à cidade de Damar, sente-se entre velhos amigos: embora seja sua primeira visita, é recepcionado como se fosse esperado a cada café da manhã. Não poderia ser diferente. Os mistérios que cercam a vida do aviador ajustam-se precisamente à fantasiosa série de histórias em quadrinhos criada pelos irmãos Artur, Carlos e Rubens Matuck, e os dois enredos protagonizados por Santos-Dumont parecem inspirados em seus próprios devaneios oníricos.

A excelência gráfica é uma das características mais marcantes da série que vem sendo elaborada desde a infância, há cerca de quarenta anos, pelos irmãos. Com quadrinhos que se interpenetram, fugindo das estruturas mais tradicionais do gênero, a obra é produzida principalmente com lápis de cor, material geralmente associado às crianças, mas que, nas mãos habilidosas do artista plástico Rubens Matuck, origina desenhos de expressão raramente observada nessa técnica.

A série chega às livrarias em edição especial, trazendo dez episódios completos dos quadrinhos, além de alguns fragmentos. O livro conta com textos de Oscar D’Ambrosio, que apresenta personagens e cenários, fala sobre o processo criativo dos irmãos e aborda as obras que inspiraram a produção. Seu texto evidencia o refinamento dos autores enquanto viajantes, observadores das nuances de sonhos e de suas fronteiras com a realidade: “A valorização do universo do sonho é a principal característica das histórias de Mogadom & Euphrates, desenvolvidas desde a infância pelos irmãos Matuck”.

Artur Matuck, Carlos Matuck e Rubens Matuck, com textos complementares de Oscar D'Ambrosio
Especificações: capa dura com sobrecapa | 26,5 x 36 cm | 160 páginas
Projeto Gráfico: Antonio Kehl
Patrocínio: Intergraf
Preço: R$ 99,00
ISBN 9788578160630

lançamento Domingo dia 28 de novembro
a partir das 10h
na Padaria Rodésia
Rua Rodésia, 100
Vila Madalena - São Paulo

Nenhum comentário: