concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 13 de novembro de 2010

Produção de Litogràfia com o mestre impressor Roberto Gyarfi

http://lazer.hsw.uol.com.br/litografia.htm

Produção de Litogràfia com o mestre impressor Roberto Gyarfi
De Moises Patricio
94 fotos
A litografia foi inventada em 1798 por Aloysius Senefelder, quando ele procurava uma maneira de fazer a impressão de seus textos e partituras e se deparava com o desinteresse dos editores. A litografia se tornou muito popular como meio de impressão, por volta de 1830. As pessoas usavam essa técnica para criar artes coloridas para livros, bem como para coisas mais corriqueiras como etiquetas, panfletos e pôsteres.

A popularidade da litografia surgiu entre os artistas porque foi o primeiro meio de impressão a permitir que o artista "pintasse" ou "desenhasse" naturalmente em uma pedra plana para criar uma imagem.

A litografia foi a primeira tecnologia de impressão que permitia que um artista tradicional trabalhasse usando técnicas convencionais e criasse impressões que poderiam competir com uma pintura original em termos de detalhes e variação de cores. A litografia foi popular durante o século XIX e ainda hoje, ela é praticada por artistas e estúdios de litografia.Antes da invenção da fotografia e dos métodos atuais e tecnológicos de impressão, os rótulos e marcas dos produtos eram feitos através da litografia.

Trata-se de uma técnica de gravura em que o artista desenha sobre a pedra litográfica, para que a imagem seja posteriormente impressa em papel. Essas pedras, pertencentes ao grande mestre gravador Roberto Giarfi , "o desejo de resgatar a importância histórica da litografia resultou neste encontro com artistas da cidade de santo andre" diz o mestre gravador..
http://lazer.hsw.uol.com.br/litografia.htm

Nenhum comentário: