concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

WORKSHOP DE XILOGRAVURA COM MESTRE JERÔNIMO

 
Hora
quarta, 1 de dezembro · 19:00 - 22:00

LocalizaçãoLIVRARIA ALPHARRABIO
RUA EDUARDO MONTEIRO 151
Santo André, Brazil

Criado por

Mais informações
Dentro da programação da 5ª Bienal de Gravura de Santo André, em parceria com a Livraria Alpharrabio importante espaço de fruição cultural da cidade, nesta próxima quarta feira estará ocorrendo o workshop de xilogravura com a presença do grande Mestre Xilógrafo Jeronimo Soares, vulgo Mestre Jeronimo.


Jerônimo Soares, paraibano, mora há mais de 30 anos no Jardim Canhema, em Diadema. É um dos maiores nomes do gênero em todo o mund...o, encantando a todos com as imagens que talha manualmente nas madeiras. A arte da xilogravura se mantém viva na região graças à sua criatividade. Suas obras estão espalhadas por Portugal, Estados Unidos, Japão, Canadá e Paraguai e ilustram capas de livros, CDs e folhetos de cordel.

Mestre Jerônimo aprendeu o ofício aos 12 anos, quando visitava o pai, o cordelista José Soares, em Recife (PE). Ele apresentou a arte ao filho, que começou a fazer suas primeiras ilustrações nos folhetos que continham os poemas de cordel.

Dali em diante, seu talento não parou de crescer. Adulto, veio para São Paulo e ficou por 15 anos expondo suas obras na Praça da República, centro da Capital.

O artista desenvolveu seu próprio meio de criar: em 1978, inventou uma agulha especial feita de aço com a qual "costura" a madeira para dar origem aos mais variados personagens e paisagens. Segundo ele, a ideia foi uma inspiração e o ajuda no fato de poder escolher entre os diferentes tons possíveis necessários.

Nenhum comentário: