concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 2 de março de 2011

Arte e Vestimenta - ECA USP



Cursos de Artes na USP
O Departamento de Artes Visuais, da Escola de Comunicações e Artes da USP, abre inscrições para os cursos de curta duração do primeiro semestre de 2011.

O Departamento de Artes Visuais da ECA-USP vem oferecendo, ao longo dos últimos anos, uma série de cursos de curta duração abertos ao público externo à universidade. Essas atividades procuram compartilhar com a sociedade uma parte do conhecimento normalmente oferecido aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação.

Os cursos de curta duração atendem a uma demanda crescente de pessoas interessadas no aprendizado das práticas e conceitos que regem o fazer artístico, oferecendo ainda a possibilidade de trabalho nos ateliês do Departamento de Artes Visuais.

Arte e Vestimenta

A partir do dia 05 de abril tem início o curso “Habitando a vestimenta - inter-relações entre corpo, espaço e vestimenta”, coordenado pela artista e mestre em design Marion Velasco*.

As aulas (expositivas e práticas) se estendem até o dia 29 de abril e tem por objetivos analisar a “espacialidade do vestir” na história e no presente, propor uma reflexão sobre o futuro da vestimenta, sobre os novos modos de abrigar e habitar, bem como criar e desenvolver situações performativas onde corpo e vestimenta se reinventam.

Ao aproximar os campos da arte, design, moda e arquitetura pretende incentivar e fundamentar novas pesquisas nestas áreas, bem como contribuir para o desenvolvimento de projetos e produtos coerentes com um “futuro portátil”, nômade e consciente dos recursos tecnológicos e sustentáveis.

Serão comentados os trabalhos de Hussein Chalayan, Vito Acconci, Adrienne Pao & Robin Lasser, Teresa Almeida, Lucy McRae, Lucy Orta, entre outros.







Habitando a vestimenta: inter-relações entre corpo, espaço e vestimenta.

- coordenação: Marion Velasco
- número de vagas: 23
- público alvo: alunos de graduação, pós-graduação, técnicos de museus e de escolas, fotógrafos, estilistas, designers.
- período: de 05 a 29 de abril de 2011
- horário: terças e quintas-feiras, das 19 às 22h
- custo: R$ 300,00

Serviço

Inscrições: de 28/02/2011 até 01/04/2011

Local:    Departamento de Artes Visuais, ECA/USP
              Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
              Cidade Universitária, São Paulo

Contato: Silvia e Raul Cecilio    
Telefone: 3091-4430



* Marion Velasco é mestre em design, com linha de pesquisa em design, arte e moda. É pós-graduada em jornalismo de moda e estilo de vida pela Universidade Anhembi Morumbi/SP (2006), Bacharel em Artes Plásticas (1988) e Licenciada em Educação Artística (1986) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua produção engloba as áreas de artes visuais (pintura, performance), música, moda, produção cultural e educação. Integra o Grupo de Estudos “ZIGUEZAGUE - Transversalidade e Design de Moda” coordenado por Cristiane Mesquita na Universidade Anhembi Morumbi / SP.

Nenhum comentário: