concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 17 de maio de 2011

Galeria Jacques Ardies: visões diferenciadas sobre o Brasil









Galeria Jacques Ardies: visões diferenciadas sobre o Brasil
 
Obras de artista que já foi capa da revista americana Time também fazem parte da exposição

A pluralidade dá o tom da mostra Visões Diferenciadas, que a Galeria Jacques Ardies inaugura em 11 de junho. Ali serão reunidos quatro artistas que expressam infinitas possibilidades de retratar o país. Assim, as cerca de 50 obras da exposição contam com a influência de diferentes regiões do planeta na vida dos pintores. E traduzem misturas tão diversas quanto as que existem dentro da própria sociedade brasileira.

Lia Mittarakis, de família grega, morava na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Falecida em 1998, nos últimos anos de vida tudo o que produzia era comprado pelo Museu de Arte Naif da cidade, em um contrato de exclusividade no uso das telas. Gostava de pintar o Rio da maneira como gostaria que a cidade fosse, com mais vegetação e menos prédios, sem a obrigação de que a imagem do quadro estivesse sendo fiel ao cenário da vida real. O estilo chamou a atenção da revista americana Time, da qual foi a capa por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992 (Eco-92).

Trocando as empresas multinacionais pela arte

A mineira Lucia Buccini também expõe em junho. Ela foi secretária da presidência de empresas multinacionais e trocou a carreira pela arte. Há quinze anos, vive do que ganha com os quadros, e, há quatro, foi morar longe dos grandes centros urbanos. “Isso influencia no seu modo de trabalhar”, diz Jacques Ardies, organizador da coletiva. “Em vez de pintar a saudade de terras distantes, como boa parte dos artistas, ela retrata uma paisagem rural com a qual tem intimidade”.

Há três décadas à frente da galeria, tendo adotado o incentivo à arte brasileira como uma de suas missões, Ardies destaca em Iracema – outra artista presente na mostra – a liderança que ela exerceu no movimento Naif. Falecida em 2006, a pintora se dividia entre São Paulo e Paris, patrocinando exposições de jovens artistas brasileiros na capital francesa. Sua pintura sofisticada, com florestas exuberantes, borboletas, lagos e muita flor era reflexo também de um engajamento ecológico.  

Impressionistas em meio ao Naif

Visões Diferenciadas valoriza tanto a pluralidade que abriu espaço para obras além do Naif: as telas impressionistas. Christine Drummond, brasileira de família francesa que mora nos EUA, pinta com espátula cenas do carnaval, da favela, entre outras do cotidiano brasileiro. Em cores vibrantes, a técnica passa a sensação de movimento, também com uma visão tridimensional dos cenários.

“A exposição mistura formas distintas de fazer arte, cada qual com o seu merecido valor. Tem para todos os gostos, completa Ardies.  

A vernissage será no sábado, 11 de junho, das 12h às 16h, na Galeria Jacques Ardies (Rua Morgado de Mateus, 579, Vila Mariana, Tel.: (011) 5539-7500, São Paulo, SP). A exposição ocorrerá de 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h30; e sábado, das 10h às 16h, até 7 de julho.


Contatos:

Eduardo Shor (11) 7747-4782
Jacques Ardies (11) 5539-7500

Nenhum comentário: