concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 21 de maio de 2011

RETROSPECTIVA DE IVO INDIANO


RETROSPECTIVA DE IVO INDIANO COMEMORA 30 ANOS DE FAZER ARTÍSTICO NO LABORATÓRIO DAS ARTES
Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia três de junho (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra intitulada Homenagem à Arquitetura, uma retrospectiva que comemora os 30 anos de atividades artísticas do arquiteto e artista plástico Ivo Indiano.
Ivo Indiano de Oliveira nasceu em Uberaba, mas mudou-se para Franca ainda criança em 1967, quando seu pai, o médico Cleomar de Oliveira veio para cá trabalhar. Fez educação artística na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, formando-se em 1982, depois começou um Mestrado em Museologia, mas não chegou a concluir.  Paralelamente começou a docência em 1979, em escolas profissionais e técnicas da capital paulista, onde também fez diversos cursos de técnicas de desenho, pintura e gravura.  
Retornou para Franca em 1986, iniciando sua carreira como professor universitário na Universidade de Franca. Em 1988 resolveu estudar arquitetura e quando se formou continuou a dar aulas nos Cursos de Artes, Design e Arquitetura da mesma universidade, onde continua até hoje, ao mesmo tempo em que iniciou uma intensa atividade como projetista de arquitetura de edificações. Dentre seus principais trabalhos como arquiteto, pode-se destacar o novo prédio da Câmara Municipal, produto de um concurso público de projetos, e a reformulação do prédio onde estão os escritórios da Unimed em Franca.
A exposição comemorativa é uma tomada de posição, diz “que está com vontade de abrir seus baús e procurar coisas antigas, engraçadas, ver se o que fazia ainda o toca”. Atualmente, se dedica à gravura em metal, desenho e recentemente retomou o pastel. Nos últimos tempos, tem feito várias exposições, em Franca, Ribeirão Preto e no Museu Olho Latino. Está inaugurando um ateliê em sua casa, coisa que nunca teve e acha que vai se animar a produzir ainda mais. Pretende fazer um livro com trabalhos novos, ao mesmo tempo em que continua sua atividade como arquiteto. Esta exposição ele considera “como uma homenagem à arquitetura, mostrando o quanto o trabalho artístico pode se aproximar do trabalho mais técnico e projetual de um arquiteto”.


Serviço


Exposição: Retrospectiva 30 Anos, uma homenagem à Arquitetura, de Ivo Indiano
Abertura: dia 3 de junho, às 20 horas
Visitação: 3 de junho a 25 de junho de 2011
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
  www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Nenhum comentário: