concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA ARTISTAS E CURADORES


 PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA ARTISTAS E CURADORES

O PIESP é um Programa para a formação de artistas e curadores que buscam o desenvolvimento de suas pesquisas, linguagens e projetos em artes visuais.
Um grupo de até 16 artistas e curadores será selecionado para participar do PIESP, com duração de agosto de 2011 a junho de 2012. O objetivo do programa é ampliar as ferramentas críticas e investigativas dos participantes, algo premente num momento de expansão do circuito brasileiro de arte contemporânea, que merece uma revisão de conceitos e críticas ao seu modo de atuação atual. O PIESP oferece uma diversificada abordagem das produções individuais, mediante o diálogo com vários interlocutores e o contato com distintos pontos de vista bem como a possibilidade de conhecer e interagir com trabalhos mais maduros. O programa foi concebido e é dirigido pelo curador Adriano Pedrosa, que concebeu a Bolsa Pampulha, em Belo Horizonte.
A atividade central do PIESP é o seminário crítico semanal, no qual os processos e a produção de cada um dos participantes são apresentados por ele e discutidos com o grupo com a mediação do interlocutor.
O PIESP inclui também palestras e encontros individuais com os interlocutores, um corpo de profissionais formado por artistas, críticos e curadores ativos no circuito de arte contemporânea brasileiro e internacional.
Interlocutores PIESP 2011/2012: Adriano Pedrosa (diretor), Ana Paula Cohen, Carla Zaccagnini, Luisa Duarte, Marcos Moraes, Rodrigo Moura, Ivo Mesquita, Rivane Neuenschwander, Rosângela Rennó e Mauricio Dias.
Prêmio de Artes Escola São Paulo - PIESP
A Edição 2011/2012 do PIESP conta com o apoio do projeto Prêmio de Artes Escola São Paulo. O Prêmio, que conta com o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é patrocinado pela Indra, irá selecionar 7 artistas para receberem uma bolsa de valor integral para participar do PIESP.
A comissão de seleção é formada pelo diretor do programa e seus interlocutores residentes: Adriano Pedrosa, Ana Paula Cohen, Carla Zaccagnini, Luisa Duarte, Marcos Moraes e Rodrigo Moura.
Inscrições até 25 de julho 2011, enviar email para:
piesp@escolasaopaulo.org
Tomás Toledo, Coordenador
Escola São Paulo | +55 11 3060-3636

Material necessário para artistas: statement ou carta de intenções, portfólio de até 20 imagens ou 20 minutos e currículo com nome, contato, formação e data de nascimento.
Material necessário para curadores: statement ou carta de intenções, seleção de textos (até 10 páginas) e/ou proposta de exposição.
Início do programa: 16 de agosto 2011 (terças e quintas das 19h30 às 22h30).
Duração do Programa: agosto 2011 a junho 2012.
Carga horária total de atividades: 138 horas.
O processo de seleção poderá incluir entrevistas.
Investimento: R$ 400 + 11 parcelas de R$ 400
O programa será em Português.


Fonte: Escola São Paulo

Nenhum comentário: