concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Museu Virtual de Imagem e História do Brasil



Museu Virtual de Imagem e História do Brasil

Londrina

Universidade desenvolve museu na Internet como ferramenta para fonte de pesquisas e recurso metodológico para professores e alunos de diferentes níveis de ensino. Projeto da faculdade de História de Ensino a Distância da Unopar
Poderia ser mais uma galeria repleta de imagens, mas a diferença está no formato e na facilidade de acesso. O museu é online e tem acesso irrestrito e gratuito. Desenvolvido pela coordenação do curso de História em parceria com a pró-reitoria de Ensino a Distância da Universidade Norte do Paraná, o museu possui mais de 100 imagens com textos explicativos, além de recursos gráficos com recortes e textos específicos do detalhe na obra, referência com acesso aos autores e um espaço específico destinado a metodologia de ensino para professores utilizarem o material do Museu.
O professor de História Gleiton Luis de Lima, responsável pelo Museu Virtual de Imagem da Unopar, explica que o Museu Virtual é um "veículo de educação aberto" e que muitas instituições de ensino utilizam essa ferramenta para pesquisa e material de apoio. "Observamos que, além dos alunos, muitos pais acessam com seus filhos. O museu é uma fonte rica de informação e cultura", completa Gleiton.
Um dos objetivos do museu é ofertar, periodicamente, exposições sobre os diferentes temas da História do Brasil, valorizando a imagem na construção do diálogo e do conhecimento.
Atualmente o museu possui oito exposições e mais de 100 imagens. O portal é dividido em links e garante a interatividade com o visitante. Há espaço para o comentário dos frequentadores, uma ala denominada ‘Sala do Docente' - destinada ao auxílio didático para professores que quiserem utilizar o material para lecionar -, além do link "Pesquisa", onde são publicadas imagens e pesquisas realizadas por alunos da disciplina História Regional, do curso a distância de História da Unopar.

Fontes: Fabiana Sampaio – Assessoria de Imprensa Comunicação Corporativa Brasília DF Brasil / Vitruvius

Nenhum comentário: