concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Embu das Artes


Exposição do Grupo Oka

Embu das Artes


Curadoria: Oscar D'Ambrosio

Vernissage: 16 de julho - próximo sábado – a partir das 15 horas.


Artistas do Grupo Oka: Auro Okamura, Eduardo Schamó, Eiji, Fátima Lourenço, M. Clarice Sarraf, Marinês Takano, Marli Takeda, Matiko Sakai, San Bertini, Sheila Oliveira, Shizue e VPadin.

Artistas convidadas: Camilla Nascimento, Dani Moraes, Adriana Affortunatti.

Embu das Artes

O objetivo desta exposição do Grupo Oka é motivar no espectador reflexões sobre a cidade de Embu das Artes, que completa 457 anos em 18 de julho. Os trabalhos apresentados oferecem contundência e lirismo, pensamento e ação, dentro de um conceito que busca trazer informações que lidam com diversas formas de conhecimento sobre o município.

Localizada a menos de 20 km da cidade de São Paulo, Embu tem encantos que vão da sagrada Igreja e Convento de Nossa Senhora do Rosário à tradicional e profana Feira de Arte e Artesanato. Tudo isso se mescla numa atmosfera muito peculiar, onde as mais variadas manifestações estão próximas umas das outras.

A exposição, do mesmo modo, estabelece uma conversa construtiva em que prestar atenção nos detalhes e saber assimilar diferenças é fundamental. É isso que torna uma mostra de arte ou uma cidade igualmente ricas. Nos encontros das diferenças surge a riqueza do existir.

Assim, tópicos plasticamente desenvolvidos pelo Grupo Oka e por três artistas convidadas, como Festa de Santa Cruz, Mestre Sakai, Lenda da Porca e os 40 Leitões, Parque do Lago Francisco Rizzo, Aculturamento, Música, Feira de Artesanato, Rezadeiras, Localização Geográfica, Terra, Gravuras, Maracatu, Indígenas, Saci Pererê e Restos Urbanos, compõem um painel híbrido e delicado, visceral e poético.

Oscar D’Ambrosio é doutorando em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie), jornalista (ECA-USP), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp,  integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica-Seção Brasil).


 

Nenhum comentário: