concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Edital ''Arte na Cidade'' promove série de intervenções artísticas em diversos pontos da Capital

A partir de 17 de setembro os trabalhos artísticos contemplados pelo edital ''Arte na cidade'' começam a aparecer em diversos pontos da Capital. O primeiro será inaugurado na Avenida São João, com uma obra que criará uma pintura espontânea através da chuva.


Lançado em junho deste ano, a mais nova modalidade de copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, o edital Arte na cidade, foi criado com o objetivo de estimular artistas e curadores a promover intervenções criativas no espaço urbano (edificações, parques e praças), ao ar livre. Trata-se de estimular a percepção da cidade pelos seus habitantes, assim como ampliar a noção de espaço público. O investimento é de R$ 1,2 milhão.

A partir de 17 de setembro, os primeiros trabalhos começam a aparecer em diversos pontos da cidade. O primeiro a ser inaugurado, às 11h, é o Projeto para uma pintura com temporal, de Thiago Rocha Pitta. O artista vai pintar a empena do Edifício Isnard, localizado na Avenida São João, nº 1.382, com uma tinta especial feita de óxido de ferro. A ideia é que o ferro oxide com as chuvas e crie uma pintura espontânea, que poderá ser acompanhada por 2 anos.

No mesmo dia, às 15h, é a vez de José Spaniol inaugurar o projeto Descanso na sala que ficará em exibição até 2013 no Parque Municipal Burle Marx. Em meio à reserva da Mata Atlântica, será erguida uma sala, com mesas e cadeiras, que ficará pendurada a alguns metros do lago localizado no interior do parque.

No final de semana seguinte, as intervenções acontecerão nos muros da cidade. A primeira delas, dia 24, às 11h, será no Parque Dom Pedro II, onde o artista Paulo Penna irá colocar xilogravuras de grande formato em pilares e passarelas da região. No dia 25 de setembro, às 15h, Mauro Sérgio Néri comanda a instalação da obra Imargem – Cartograffiti, na Praça Eugene Boudin, em Pinheiros, entre a Ponte Eusébio Matoso, a Avenida Rebouças e a Passarela Sustentável. Naquela área, 21 muros serão transformados em espaços de convivência com bancos e lixeiras e decoração em graffiti. A intervenção ficará em exibição até o final de 2012.

Outras três ações ainda estão previstas para os próximos meses: Clara-Clara, proposta de Laura Vinci, é uma reedição da intervenção já realizada em Melbourne, na Austrália, em 2006. Sete redes de nylon com sete luminárias cada, ligadas por 24 horas, substituirão a iluminação da Rua Dr. Miguel Couto, próxima da região do Largo do Café, no Centro. No entanto, como a rua daqui é mais larga, a artista acredita que o resultado causará uma impressão diferente.

Eduardo Coimbra realiza a obra Nuvem, na Praça Charles Miller. A obra já ficou em cartaz no Rio de Janeiro em 2008 na região da Praça XV, no Centro do Rio. Grandes caixas de luz com imagens de nuvens são fixadas no chão da praça, dando à sensação ao público de estar “caminhando no céu”.

Em Canteiro de Operações José Resende transforma em obra de arte vagões inutilizados no terreno entre a Av. Presidente Wilson e a Rua Borges de Figueiredo. O público poderá visualizar a obra de grande formato a partir de um galpão próximo ao local.

fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=46505

Nenhum comentário: