concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lúcia Pantaleoni - exposição virtual do Universo da Aquarela



Galeria

 
Click para assinar o livro de visitas




As aquarelas de Lúcia Pantaleoni

A aquarelista Lúcia Pantaleoni, ganhadora do Prêmio Exposição virtual, 2010 expôe aqui uma série de aquarelas denominada Mirabilia, que iniciou a partir do segundo semestre de 2009, cujo principal foco é a pesquisa.

Segundo a artista, Mirabilia, durante a Idade Média, eram as maravilhas criadas por Deus e interpretadas pelos homens como tal. As aquarelas reapresentam orquídeas e várias outras flores submetidas à ação do tempo. A plenitude da flor ultrapassa sua breve existência. A beleza também se revela nos estágios posteriores quando ela é descartada. Registrá-las nesse momento tem sido meu intento.

O processo todo é caracterizado pelas seguintes etapas: Ela coleta flores e folhas que cairam no chão, que passam por um processo de herborização, que é o conjunto dos seguintes procedimentos: secagem, prensagem e preparação da planta para a inclusão em um herbário. Num próximo passo elas são desenhadas ampliadas no papel e pintadas em aquarela, tendo como modelo a planta original. Para Lúcia, a pintura em aquarela é a melhor técnica para representar flores e folhas.
A artista ainda cita: Considero-me na linha dos naturalistas, cuja missão era a de registrar o novo mundo coletando e enviando para seus países de origem espécies da flora e fauna ainda desconhecidas. Registro flores e folhas num estado alterado primeiramente pelo tempo e depois por mim.

Esta exposição tem um valor todo especial pois, além de apresentar lindas aquarelas no tocante à técnica apurada, alia o desenho e a pintura em aquarela, à vasta pesquisa que a artista vem desenvolvendo, que segundo ela, começa a passar por uma nova fase, rumo ao campo tridimensional.

Curadora
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
pela Universidade Mackenzie

Nenhum comentário: