concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Editais 2011/2012: Confira os prazos de inscrições [RJ]



É o maior investimento direto em cultura realizado de uma só vez pelo governo estadual
Produtores, pesquisadores e artistas em geral precisam estar atentos ao calendário: vários dos editais para o período 2011/2012, previstos no pacote anunciado em agosto pela Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, estão com as inscrições perto do fim do prazo.

É o caso dos editais de Projetos de Criação Artística no Funk, Projetos de Cultura Digital e Projetos para o Carnaval 2012: os interessados têm até o dia 14 para se inscreverem. Para a Seleção pública de projetos nas áreas de Modernização e Preservação de Museus e Centros de Memória e para a Seleção pública de projetos nas áreas Dinamização em Museus e Centros de Memória o prazo também está perto do fim: termina no próximo dia 16.

É preciso atenção também para os prazos dos editais de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e de Pontinhos de Cultura (Brinquedotecas), da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, cujas inscrições foram prorrogadas até 31 de outubro.

Editais abertos

São, ao todo, mais de R$ 40 milhões, distribuídos em mais de 40 diferentes seleções públicas - o maior investimento direto em cultura realizado de uma só vez pelo Governo do Rio de Janeiro. Confira todos os editais com inscrições abertas.

Projetos de Criação Artística no Funk - para projetos de criação artística dos agentes do movimento Funk (equipes de som, DJs, MCs, dançarinos, grupos e bondes) que contribuam para a valorização do funk enquanto expressão cultural urbana e plural. Inscrições até 14 de outubro.

Projetos de Cultura Digital - projetos que promovam ações em cultura digital e sejam desenvolvidos envolvendo uma ou mais lan houses ou telecentros não governamentais do Estado do Rio de Janeiro. Inscrições até 14 de outubro.
Projetos para o Carnaval 2012 Nas categorias Blocos de Enredo; Blocos de Embalo; Bandas Carnavalescas; Escolas de Samba, Bandas Carnavalescas, Blocos de Embalo, Blocos de Enredo, Ranchos, Afoxés e afins do interior do estado (excluindo-se a capital e a região metropolitana); Escolas de Samba Mirins; Ranchos, Afoxés e afins da capital e região metropolitana; Escolas de Samba dos Grupos “C,D e E”, segundo classificação da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro – AESCRJ; Grupos de Clovis/Bate-Bolas; Bailes Populares e Eventos Pré e/ou Carnavalescos. Inscrições até 14 de outubro.
Seleção pública de projetos nas áreas de Modernização e Preservação de Museus e Centros de Memória - direcionado a projetos de infraestrutura, aquisição de equipamentos, material permanente, serviços e adequação de espaços museais, inclusive os de reserva técnica, e preservação, com elaboração de inventário, catalogação, mobiliário e material específico para acondicionamento de acervos. Inscrições até 16 de outubro.

Dinamização de Museus e Centros de Memória - contempla a realização de projetos expositivos de caráter temporário ou itinerante, confecção de material educativo, realização de atividades educativas e de pesquisa, sejam elas seminários, palestras, oficinas, publicações de livros, manuais técnicos e projetos de memória local e patrimônio. Inscrições até 16 de outubro.

Apoio às Bibliotecas Comunitárias - O objetivo é apoiar iniciativas culturais realizadas por instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atuem como bibliotecas comunitárias há pelo menos um ano. Inscrições até 31 de outubro

Pontinhos de Cultura - O edital tem o objetivo de promover uma política nacional de transmissão e preservação da cultura da infância, através de ações que fortaleçam os direitos apontados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Inscrições até 31 de outubro

Apoio a Pontos de Leitura Vai selecionar cem iniciativas culturais que promovam a leitura. Inscrições até 14 de novembro.

Pesquisa e Criação Artística - O edital vai aprovar 16 projetos – quatro por categoria. Os contemplados deverão indicar um orientador, que vai acompanhar o desenvolvimento dos projetos e apresentar, ao final do trabalho, um relatório demonstrando a atuação compartilhada e a interlocução com o artista. Inscrições até o dia 30 de novembro.

Mídia Digital - Serão selecionadas dez propostas nos setores de Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música. Inscrições até o dia 30 de novembro.


Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Rio de Janeiro

Nenhum comentário: