concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 16 de outubro de 2011

Movimento Estudantil 1968 - Amancio Chiodi e Roberto Benevides e DESENHOS por Amancio Chiodi



 

A HQMIX LIVRARIA TEM A HONRA DE CONVIDAR PARA

 

DIA 21

OUTUBRO

SEXTA-FEIRA

19:30

 

O LANÇAMENTO DE:

MOVIMENTO ESTUDANTIL
1968

 

POR:

AMANCIO CHIODI - fotos
ROBERTO BENEVIDES - texto
 

DIA 21

OUTUBRO

SEXTA-FEIRA

19:30

 

O LANÇAMENTO DO LIVRO:

DESENHOS

 

POR:

AMANCIO CHIODI
 
 
 
 
 
HQMIX LIVRARIA

PRAÇA ROOSEVELT  Nº 142

Centro - São Paulo - SP

TEL (11) 3259 1528

Não deixe de prestigiar!!
 
 
DESENHO CARINHOSO
 
A arte do desenhar está muito associada à do olhar. O livro de Amancio Chiodi traz à tona essa e outras discussões. Boa parte do material que ele reúne está focada justamente no contemplar lançado sobre o cotidiano para as situações aparentemente menos importantes como pessoas esperando um ônibus no ponto.
O poder de observação do artista, que tem na fotografia a sua expressão mais conhecida, tem uma dupla dimensão. Encontra-se um aspecto sutil e bem-humorado, pelo uso das cores e exagero das formas; mas existe também uma dimensão próxima do épico, pela fascinação e esforço de cada retratado no universo do dia a dia.
A reflexão urbana proposta se dá na maneira como as linhas e a intensidade colorística dialogam em recortes que indicam um prosseguir pelos caminhos da metrópole. Isso significa não só a elaboração de um olhar diferenciado sobre o entorno, mas a passagem dessa visão para  um resultado intrigante.
Viver numa cidade como São Paulo traz ao criador a possibilidade de se inserir nesse universo com vigor, mas sem perder a delicadeza um segundo sequer. Há o ritmo rápido da construção, mas uma ternura pelas imagens e pelas pessoas que levam a conceber cada desenho como um ato de amor simultaneamente veloz e carinhoso.
 
Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).
 
 
PEQUENO LIVRO DE DESENHOS
 
Ver o pequeno livro-de-artista, intitulado DESENHOS do fotógrafo e também artista plástico, Amâncio Chiodi, é folhear 42 pequenos esquetes da vida cotidiana, onde o real e o imaginado se confundem. Não há textos, pois os desenhos-grafismos falam por si só. São crônicas visuais de pura poesia urbana, são expressões vistas e sentidas pelo eu-poético de um fotógrafo, que substituiu a máquina fotográfica e suas lentes pelas canetinhas de hidrocor; são imagens fotográficas realizadas pela técnica do grafismo pictórico.
Sua obra se impõe pelas linhas soltas, rápidas, vincadas, muitas delas “corrigidas” por um espesso contorno negro. São traços urgentes de quem quer registrar-resgatar detalhes da vida como ela é, no exato momento que ela se apresenta. Um colorido forte e exuberante, que não tem medo de ousar, desrespeitar os limites impostos pela linha da figuração, dando-lhe maior expressividade, mais vivacidade...
Amãncio Chiodi é cronista visual, que busca captar as essências dos instantes, da fugacidade da vida, da poética do cotidiano, dos atos e momentos, dos mais banais, como pontos de ônibus, esquinas, motorista de ônibus em seu mister, casal de amantes, etc.
Seu trabalho tem um ar juvenil, de contra-cultural estabelecida, o que também se reflete na edição quase artesanal, em tamanho 15 x 10 cm, com apenas 42 páginas, mas com a ambição de uma grande tiragem, possibitando que muitos possam usufruir de uma beleza estética que nos leva não somente a ver mais e, sobretudo questionar o indivíduo urbano.
ROBERTO PALAZZI

Nenhum comentário: