concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ProAC Editais




Secretaria de Estado da Cultura divulga calendário temático
Programa de Ação Cultural mantido pelo Governo do Estado de São Paulo tem R$ 25 milhões para apoiar projetos artísticos ao longo de 2012
A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo começa a partir deste mês a publicação dos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC). Com orçamento inicial de R$ 25 milhões para 2012, o ProAC Editais apóia a produção cultural independente, premiando artistas e produtores culturais com recursos financeiros para viabilizar a realização de projetos promissores, em várias linguagens artísticas.
Os primeiros editais publicados vão contemplar os temas teatro, dança e festivais de arte, ainda em abril. Em maio, serão publicados os editais de artes cênicas para crianças, circo, literatura e inclusão cultural. Em junho, será a vez dos editais de artes visuais, cinema e audiovisual, patrimônio cultural e museus. Em julho, completando o calendário do semestre, serão publicados os editais de música.
O intuito do programa é contemplar, principalmente, linguagens artísticas de pouca visibilidade no mercado cultural. Por isso, ao longo do ano serão publicados editais específicos para apoio a projetos de culturas tradicionais, Hip Hop e temática LGBT, além de histórias em quadrinhos, para citar alguns exemplos.
Os editais funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Para de cada edital, uma comissão de avaliação analisa e escolhe os projetos vencedores, que então recebem um valor – também pré-determinado no edital – que deve ser utilizado exclusivamente na realização do projeto.
A publicação e abertura de prazos de inscrição são divulgados no site da Secretaria: www.cultura.sp.gov.br
Calendário ProAC Editais – 1º semestre
ABRIL – Teatro, dança e festivais de artes
MAIO – Artes cênicas para crianças, circo, literatura, inclusão cultural
JUNHO – Artes visuais, cinema/audiovisual, patrimônio cultural, museus
JULHO – Música
Fonte: Assessoria de imprensa - SEC - Governo do estado de São Paulo

Nenhum comentário: