concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Poética do Devaneio NO ALPHARRABIO



A Poética do Devaneio do Ateliê Projeto Impresso na Livraria Alpharrabio

O Ateliê Projeto Impresso tem reunido artistas que se utilizam da imaginação material, onde as mãos têm papel fundamental, contra as resistências da matéria, na tentativa de superá-las, num embate entre forças naturais e humanas.

Carregam consigo a própria história transpassando tantas outras artes, a música, a literatura, a pintura, a fotografia para, agregadas aos seus devaneios pessoais, darem corpo à imaginação criadora a permitir surpresas e encantamentos.
A exemplo da assertiva, tomaram mais recentemente Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século - compilados por Marcelino Freire, Contos, de Machado de Assis, a música de Villa Lobos e a de Noel Rosa para produzirem em ateliê.
Juntaram-se para o trabalho e também para as mostras: In Versões, Estampas d’Alma, Harmonias e Contrapontos, “...quando por mim você passa...”, dentre outras muitas parcerias ao longo dos últimos 10 anos de existência do Ateliê Projeto Impresso, lugar da imaginação produtora, fonte de invenção e originalidade, onde não se vê apenas com os olhos.
Dentro dessa mesma proposta, A Poética do Devaneio de Gaston Bachelard, objeto de reflexão pelo grupo integrante do Ateliê, gerou em2011 a Mostra de mesmo nome trazida agora, parcialmente, para a Livraria Alpharrabio. 
Trata-se de imagens originalmente criadas através de técnicas ligadas à gravura como água tinta, água forte, verniz mole, serigrafia, ponta seca, fotogravura, separadas ou conjuntamente a propiciar uma infinita conjugação de “erros”. No pensamento de Bachelard, é tanto mais rica a experiência quanto mais complexos forem os erros.
A exposição “A Poética do Devaneio” chega em pequenas edições  feitas manualmente, com impressões no Ateliê (e não só), numeradas e assinadas,  com tempos dilatados e sonhos conduzindo-nos “a um reagente da diversidade de sentimentos e emoções, que pertence à ínfima distância entre o silêncio sonhador e a contemplação” 
  
Livraria Alpharrabio
Rua Eduardo Monteiro, 151 – Santo André
Tel. 11 4438 4358
Exposição: 11 de agosto a 21 de setembro
Segunda a sexta das 13 às 19h – sábado das 9h30 às 13h

Ateliê Projeto Impresso
Endereço: Rua Engenheiro Pena Chaves, 6 casa 9 – Jardim Botânico
CEP: 22460-090 – Rio de Janeiro/RJ 

Nenhum comentário: