concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fernando Koboldt - exposição virtual




Galeria

Click para assinar o livro de visitas


"Para aqueles que pensam que pintar ou desenhar a partir de fotografias é o suficiente, só tenho a dizer que, embora possa ser um substituto para qualquer hora, não deve ser para sempre". (Fernando Koboldt)
 
O Universo da Aquarela tem o prazer de apresentar o Prêmio Exposição Virtual, 2011, o artista aquarelista, Fernando Koboldt.

Fernando tem como profissão a Medicina, é Cirurgião Geral especializado em vídeo-cirurgia. Sua paixão pelo desenho e o interesse pelas ciências manifestou-se muito cedo, ainda menino. Naquela época desenhava exaustivamente, seus assuntos preferidos eram imagens referentes à medicina, figuras de anatomia e cirurgia, e também animais e paisagens, que captava em livros e revistas de ciências e aventura, encontrados na livraria do seu pai. Seu primeiro contato com materiais e técnica de artes se deu no jardim da infância da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 2002 por intermédio da fotografia, obteve noção de composição, luz, sombra, profundidade de campo, que ele utiliza em suas pinturas até hoje. Anos mais tarde num curso de pintura e desenho da figura humana, no Museu de Artes do RS (MARGS), um amigo lhe disse que a aquarela tinha tudo a ver com seus trabalhos. Desde então desenvolveu-se nessa técnica, tendo preferência pela pintura ao ar livre.

Segundo Fernando Koboldt: "Nunca desdenhe seus fracassos, estude-os com afinco, prenda-os na parede e por algum tempo observe o que ficou de errado. Penso que a arte, como outra qualqueratividade que se queira perfeição, demanda dedicação. É só assim que se consegue atingir níveis melhores."

Podemos ver nesta mostra que suas aquarelas tem a espontaneidade de quem muito observa e reproduz o que vê de modo eficaz e apurado. Suas paisagens são assinaturas de lugares que ele admira, capta e representa suas luzes, cores e sombras de forma admirável. O exercício continuado do desenho fez com que ele adquirisse uma segurança rara, que transmite a quem observa as suas obras, o domínio da técnica aliado ao gosto pelo ofício das cores. Um artista aplicado, fruto do muito exercitar, aperfeiçoou-se e consegue com pinceladas ágeis representar e sintetizar o que é visto e sentido nos locais, que ele escolhe para retratar.

Marilu F Queiroz Curadora
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
Universidade Mackenzie (UPM) 

Nenhum comentário: