concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 14 de abril de 2013

Oficina de câmera obscura em São Sebastião (SP)


A iniciativa faz parte do projeto Entresilhas, contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição

No próximo dia 17 de abril, será realizada em São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo, a Oficina de câmera obscura. A ação integra o projeto Entresilhas, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição. No curso, os participantes vão aprender a trabalhar com a luz e entender os princípios da máquina fotográfica. A câmera obscura foi a primeira descoberta importante para a fotografia e há relatos de seu uso desde a Antiguidade, pelo filósofo grego Aristóteles.
Técnicas de dobradura, colagem, desenho e pintura – além de dinâmicas e jogos – serão utilizadas para ajudar os alunos a explorarem o princípio da formação da imagem através da luz. Eles também vão confeccionar seu próprio modelo de câmera obscura, com papel cartão, pedaços de papel alumínio e papel vegetal.
Durante todo o processo, os participantes são convidados a refletir sobre o conhecimento científico que acompanha o princípio de formação ótica da imagem e a experimentar diversas possibilidades de captura da fotografia.
Projeto Entresilhas
De Luciana Miranda Penna
Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
Oficina de câmera obscura
17/04
Local: Av. Adelino Tavares, 550, Barra do Sahy – São Sebastião (SP)
Vagas: 10 a 20 (a partir de 7 anos)
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

Nenhum comentário: