concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PERIÓDICO PERMANENTE #2 - curadora residente a artista Cristina Ribas.- Forum Permanente


 
(Imagem: Cristina Ribas)
 
Contemplado no Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010, o PERIÓDICO PERMANENTE organiza e reorganiza editorialmente os diversos conteúdos arquivados na plataforma forumpermanente.org ao longo de seus dez anos de existência. Com periodicidade trimestral, a publicação traz à luz textos, registros em vídeo e relatos críticos de eventos presenciais documentados no website sob diferentes amarrações curatoriais/editoriais.  
 
Em seu projeto editorial, Cristina defende que "há uma mudança significafiva no modo de produção de parte das práticas artísticas", caracterizada por "uma redução de fatores de mediação e do investimento em relações diretas, imanentes, entre atores envolvidos nos agenciamentos da arte". O projeto é organizado em oito seções, que, segundo ela, "devem operar mais como transversais do que como etiquetas" : Crise de representação, crise institucionalMicrocrises (percepções e intuições)Problemas de arquivoBárbaros, recombinantes, submidiáticos, tecnoxamãs...; Encontros, processos colaborativos, residências artísticas, universidades temporais...Proposição: Globalização, Mundialização, RecomposiçãoPublicações, livros, revistas; e Dossiê de imagens.
 
Sobre Cristina Ribas
Cristina Ribas trabalha como artista, pesquisadora e curadora. Concebeu a plataforma Desarquivo.orgIntegra a rede Universidade Nômade. É doutoranda em Fine Art na Goldsmiths College University of London.
 
Sobre o Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado
A plataforma forumpermanente.org se tornou um arquivo de referência para as discussões do campo da arte contemporânea no Brasil e no exterior, acumulando a documentação crítica de mais de cento e vinte eventos presenciais ocorridos nos últimos anos. São textos, registros em vídeo na íntegra e relatos críticos de encontros, palestras, debates e oficinas, nacionais e internacionais, com ênfase em discussões sobre o museu de arte na atualidade, curadoria, mediação/educação e arte pública. A ideia deste novo projeto editorial é dinamizar esse arquivo, vendo como conteúdos publicados em diferentes épocas podem se tornar produtivos para gerar uma reflexão crítica no presente. Leia mais...
 
Atenciosamente,
 
Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.
www.forumpermanente.org

Nenhum comentário: