concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

II Simpósio Internacional de Escultores ocorre em Bento Gonçalves (RS)


Começaram os trabalhos no II Simpósio Internacional de Escultores
Nos próximos 16 dias, público visitante poderá interagir, trocar experiências, conhecimentos e técnicas com artistas de dez países

          O município de Bento Gonçalves (RS) está mobilizado para receber dez renomados escultores internacionais, que participam, a partir de hoje (04) até o dia 20 de outubro, do II Simpósio Internacional de Escultores. A iniciativa é do Instituto Tarcísio Michelon e foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac).
        Nesta segunda edição do evento estão participando Park Chan-Kab (Coreia do Sul); Eric Verhelst (Bélgica); Constantina Iconomopulos (Argentina); Julio Londoño (Colômbia); Aquiles Jiménez (Costa Rica); Jean-Claude Lambert (França); Alceo Luiz De Costa (Brasil); Tanya Preminger (Israel/Rússia); Djordje Cpajak (Sérvia); e Renato Brunello (Itália/Brasil).

           Durante os próximos dezesseis dias, estes artistas estarão trabalhando, cada um deles, num bloco de pedra basalto de grande porte, dispostos na Rua Dr. Rolando Gudde (próximo à Casa das Artes), no bairro Planalto. Além da troca de experiências, conhecimentos e técnicas com diferentes culturas, a comunidade e os turistas poderão interagir com os artistas, acompanhando a evolução de cada uma das obras. A visitação, gratuita, é aberta ao público diariamente das 9h às 12h e das 14h às 17h. A obra produzida permanecerá no município enriquecendo o patrimônio artístico e cultural do país.
           Conheça um pouco mais sobre cada um dos artistas que estarão participando do II Simpósio Internacional de Escultores.


Alceo Luiz De Costa – Brasil
O brasileiro Alceo Luiz De Costa tem em seu currículo experiências formativas e profissionais na Acadêmia Niteroiense de Belas Artes – Medalha Leonardo Da Vinci, 2012 e no IIº Encontro de Formação de Professores – Conexões Cotidianas:  Arte Contemporânea – Bienal do Mercosul. Entre os cinco eventos mais importantes de sua carreira estão o Salão de Arte Ambiental – FIEMA 2010, Salão de Arte Ambiental – FIEMA 2012, Fenavinho Brasil 2011 “Arte... Uva e Vinho”, 3º Arte Mix – Ecoarte – Artista destaque e Salão Arte Religiosa – 2010 – Santa Maria. Entre as obras mais relevantes podemos citar: Pirámide, Ano 2010, sucata eletrônica, 400x400x500cm; Mãe Terra, Ano 2012, argila, ferro e resina, 300x200x200cm; Pira da Pátria, Ano 2004, sucata automotiva, 600x400x300cm; Obra gestação, em argila, madeira, ferro, 120x40x60cm e Contorcionista, em granito rosa, 150x40x40cm.
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: “Energia criadora” Inspirada nas formas femininas: na parte inferior quadris femininos, que vão se transformando em energia (fogo). Possui um espaço vazado, cercado por seios que na parte superior sofrem uma transformação em outro elemento.

Aquiles Jiménez - Costa Rica
O costarriquenho Aquiles Jiménez tem sua formação na Accademia di Belle Arti di Carrara, na Italia e, entre suas mais significativas experiências profissionais, estão o  Symposiums National Simposium Espacios, Costa Rica: trabalho em pedra; 2003: International  Sculpture Symposium, Changchun, China; 2001: International  Sculptore Symposium, Brusque, Brasil; 2001: International  Sculpture Symposium . Rosario, Argentina; 2000: Latin American Sculptor’s Encounter, Natanya, Israel; 2000: International Modern Sculpture Symposium, Lima, Peru; 1997: International Wood Carving Sculpture Contest, Lima, Peru; 1996: Second American Sculpture Triennial, Resitencia, El Chaco. Argentina; 1980: Second International Sculpture Symposium, Carrara, Itália; 1979: First International Sculpture Symposium, Carrara, Itália. Ganhou mais de 10 prêmios em eventos realizados na Itália, Peru e Argentina. Entre suas obras mais relevantes podemos citar: “Presagio”, China; “Sueño de vuelo”, Guatemala; “Guardián de la noche”, Israel; “Montaña impenetrable”, China e “Guardiá de la noche”, Perú.
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: A montanha como presença geológica e criativa dos espaços distantes, com perfis que definem os limites do nosso espaço de vida. Minha intenção de incorporar as imagens do distante para tocar volumes de escultura. A força telúrica, permanência e mistério que nos confronta com a nossa pequenez e permanência efêmera.

Constantina Iconomopulos – Argentina
Constantina Iconomopulos é uma premiadíssima escultora argentina que possui em seu currículo experiências formativas e profissionais em locais como Arquitectura, Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina; Curso de escultura com Mireya Baglieto, Adrian Dorado e Jorge Gamarra, foi Presidenta del Centro de Arte Cerámico durante 1996 e 1997 e Jurí da Secretaria de Cultura de la Nacion, e de outros órgãos. Constantina participou de eventos como Prêmio Banco de Mendoza, no LXXX Salon Nacional de la Republica  Argentina e Simpósios Internacionais de Escultura em mármol  em  Boulder, Colorado, EUA, na cidade de Gales, Inglaterra; em Punta Arena, Costa Rica e Valdivia, Chile. Suas cinco obras mais relevantes foram:  Floris roldanium, Ano 2011, Material: Mármore de Cordoba. Medidas: 120x120x90 cm; Substancial. Ano 2011, materiais: madeira de Palo Santo, ferro e mármore. Medidas: 180x70x63cm; Capullo Primigenio. Ano 2009. Material: mármore esteatita. Medidas: 55x38x40cm; Mutantes. Ano 2009. Material: mármore de Cordoba. Medidas: 95x60x70cm e Capullo en expansión. Ano 2009. Material: mármore esteatita. Medidas: 50x 35x40cm. Também realizou exposições em New York, Jadite Galleríes 1999 e Art Expo 2000; no Brasil no atelier das artes em Porto Alegre e, na Coreia do Sul, no Museu de Arte Contemporânea, em Seoul.
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: “Emergente” Esta obra é uma metáfora do crescimento pessoal. Referre-se ao espaço simbólico que formamos ao nosso redor para progredir na vida e nos desenvolvermos. O que permite que esta escultura em pedra se materialize, são os afetos, o sensível que parece etéreo, porém possui a solidez da mármore

Djordje Cpajak – Sérvia
Djordje Cpajak vem diretamente da Sérvia para apresentar toda sua experiência. Formou-se em Masters degree in Fine Arts, Universidade de Belgrado e, atualmente, ministra cursos de escultura de mármore para estudantes de vários países no seu stúdio em Pietrasanta, Itália; Suas obras fazem parte de numerosas coleções privadas e museus  (Itália, França, China, Coreia, Japão) e, suas esculturas monumentais são expostas ao ar libre em 50 cidades do mundo inteiro. Entre as obras mais importantes estão The Touch, ano 2008, granito preto, Parque Olímpico de Pequim, China; Wing, Huian, China; Sleeping e Under cloud. Djordje participou em mais de 50 simpósios internacionais de escultura e ganhou prêmios em países como China, Japão e Itália.
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: “Endless wave” - Onda infinita – não possui descrição

Eric Verhelst – Bélgica
O belga Eric Verhelsts possui inúmeras experiências profissionais e formativas, entre elas, Estudos de escultura/arte monumental, na  Academy of art, Antwerpen, Bélgica; Várias exposições , Bienais e simpósios internacionais de escultura, na Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Alemanha, Checoslováquia, França, Áustria, Grécia, Hungria, Irlanda, Monaco, Portugal, Espanha, Índia, África, EUA, Peru, Uruguai, Nova Zelândia,  Argentina, Coreia, Japão e, obras presentes em muitas coleções, museus e parques de esculturas no mundo inteiro. Entre suas principais obra estão 2013, Project K. Silent-Noise concept open air Museum, Essen, Bélgica; 2013; Collection ” Surprice 4”  Athene- Greece; 2012- Collection “Silent Noise” concept Tavira Portugal ; 2012- Monumentale sculpture Seaside Plaza –Monaco; 2012- Monument Hradistko Fire department ; Praag- Tjechie entre outras. Recebeu prêmios na Venezuela, França, entre outros países.
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: O título apresenta o significado que estou tentando expressar. “Silêncio-Ruído” são opostos, mas ao mesmo tempo pode se afirmar que são a mesma coisa, dependendo aonde direciono a minha consciência. Como não existe dia sem o amanhecer, assim não existe noite sem por do sol. No meio disto, segredos submersos. Tento criar a presença que estimula a paixão.

Jean-Claude Lambert - França
O francês Jean-Claude Lambert foi aluno de Masuet. Entre suas experiências profissionais e formativas mais importantes estão Escola de Beaux Arts de Nantes e de Rennes, França ; Criador do Centro de Arte e do Parque de 13 hectares de esculturas monumentais de La Petite Fournerie , Teillé Mouzeil (França) gratuito e aberto ao público permanentemente; Criador e consultor para as entidades organizadoras de simpósios internacionais. Participou em mais de 25 encontros internacionais no mundo deixando sua marca em obras na Argentina, Coreia do Sul, Brasil, Dinamarca, Estônia, Áustria e Quebec. Entre os eventos mais relevantes estão Seoul Art Center, Coreia do Sul; Iº Simpósio Internacional do Mercosul de Escultores, Rosario (Argentina) e Bento Gonçalves, 2012; Art Museum Sharjah, EUA; Museu das Artes Decorativas, Moscou e Museu Castagnino, Rosario, Argentina
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: “O meu trabalho é o de um observador. Um convite à viagem, ao questionamento e também a sugestão de novos códigos. Quero abrir o foco nas emoções enterradas, acolhendo a  natureza como um suporte da escritura.”

Julio Londoño - Colômbia
Julio Londoño é colombiano e tem 35 anos de experiência como escultor de mármore, pedra e bronze. Possui especialização em escultura de mármore conseguida em Carrara, Itália e na Fundação de Socrates em 1991. Entre os eventos mais importantes estão 8th International Sculpture Conference, Rosario, Argentina (3º lugar); 1998: International Sculpture Conference / Contest Rosario, Argentina (5º lugar); 1997: International Sculpture Contest, Montevideo, Uruguay; 1997: Organizador e participante do 1º festival de escultura in Medellin, Colômbia. 1991. As cinco obras anteriores mais relevantes são Altamira fighting bull in forges steel – 2012; Altamira fighting bull in lutita stone – 2012; Altamira fighting bull in Carrara marble – 2012; Altamira fighting bull in black marble – 2012 e Altamira fighting bull in green marble – 2009
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: “Altamira bull fighting” (Toro de Altamira lutando) em basalto
A evolução da minha obra, da representação figurativa à orgânica, que retrate toros e bisões das cavernas de Altamira na Espanha, inspirou-me para criar a série de esculturas de Altamira, realizadas em todos os tipos de pedra dura e de metais, como também em pinturas e desenhos. Dediquei estes últimos anos para criar obras únicas e inéditas baseadas na série Altamira.

Chan-Kab Park - Coreia do Sul
Nascido na Coreia do Sul, Chan-Kab Park é Escultor e PhD, Membro da Société Nationale des Beaux-Arts na França; Presidente da International Sculptos Friendship Association; Diretor do Museu International de Arte Contemporânea em Yeongwol; Membro do Conselho deliberativo em Gunpo, em Anyang e em Yeongwol, além de ter contribuído como jurado no Festival Magne na França em 2004-2005; Professor na World Pacific University nos EUA e professor na Central Daily News and Soongsil University na Coreia. Entre os eventos mais relevantes de sua carreira estão: 2001-2002: Exposição especial na Société Nationale des Beaux-Arts – Carrousel du Louvre, Paris ; Alto Comissário e Presidente do International Sculpture Symposium – UN Memorial Park Busan, Seoul, Korea Folk Village, Yeongwol, Buyeo, Sancheong, Kimcheon, Incheon etc. Seu currículo conta ainda com 45 exposições individuais na Coreia, EUA, Dinamarca, França, Argentina, Peru e Japão; 390 participações em exposições coletivas  na Coreia, EUA, Dinamarca, França; 43 convites em simpósios internacionais de escultura. Como obras mais importantes Chan-Kab Park destaca Parc du Grand Blottereau em Nantes, em Oudon e em Montjean na França; Em Lulea, na Suécia; Em Trujillo, no Venezuela; UN Memorial Park Busan, Seoul, Korea Folk Village,  parque de esculturas de Buyeo, Sancheong, Kimcheon, Yeongwol etc. O Escultor foi premiado também em inúmeros países.
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: Céu - janela aberta da Paz - “Heaven open window of Peace” Ser artista hoje não é criar algo a partir do nada, mas descobrir o nada de alguma coisa. Meu trabalho é baseado na providência natural. Essa é a liberdade e o modo de sobrevivência do Ser Humano. O artista alerta para a descrição do Ser Humano que é oprimido pelos problemas do nosso tempo.
A comunicação entre o homem e do homem com o planeta. Essa ação evoca uma sensação de paz mundial.

Renato Brunello - Itália/Brasil
Renato Brunello é italiano, mas reside no Brasil há mais de 30 anos. É formado pela Scuola d’arte de Venezia na Itália. Entre os eventos que Brunello participou podemos citar 1978 - participação como convidado na “Bienal Internacional da Pequena Escultura”, Budapeste, Hungria; 2001 - Exposição “Renato Brunello”, na Galeria San Giorgio, Veneza, Itália; 2003 - Exposição “Madeira: Raiz do Brasil”, na galeria da Caixa Econômica Federal, Av. Paulista – São Paulo, Brasil; 2003/2004 - Ateliê aberto de escultura em mármore e madeira, no SESC Itaquera – São Paulo, Brasil; 2007 – Exposição: “Mármore, madeira e metal”, SESC Ipiranga - São Paulo, Brasil; 2012 – Exposição: “Obsessões da Forma”, no Museu de Arte de São Paulo – MASP (coletiva com obras de Renoir, Degas, Giacometti, Rodin, Brecheret, Bruno Giorgi, Ianelli). Já entre as obras produzidas, o artista destaca Volúpias 01, 1989, mármore, 100x80x75 cm – obra privada para a empresa Rivella – ROTHRIST, Suiça; Asa, 1993, mármore, 110x85x45cm – obra privada para companhia aérea América Airlines, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão; Desabrochar, 1995, obra privada para companhia aérea América Airlines, no Aeroporto Internacional de São Paulo – Cumbica em Guarulhos; Equilíbrio, 1999, mármore, 140x160cm , estação Paraíso do Metrô – São Paulo; Semente, 1999, mármore, 170x135x40, estação Tucuruvi do Metrô – São Paulo e Fertilidade, 2003, madeira, 200x70x50cm, obra privada para a Vanderbilt University, Nashville – EUA
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: Gênesis, “Genesis” Símbolo amuleto representando um ventre feminino em gestação, criando um paralelo entre poder feminino da criação e a criação própria dos artistas. A escultura insinua em sua parte frontal, a forma abstrata do ventre feminino, que emerge de um bloco bruto em pedra, como uma referência à própria gênesis humana

Tanya Preminger – Israel/Rússia
A premiadíssima Tanya Preminger é israelense e atualmente reside na Rússia. Em sua trajetória artística já participou de inúmeros eventos do gênero no mundo e, em grande parte, sempre garante uma das três primeiras colocações. 2013: 2º lugar na competição aberta de escultura de neve e gelo “Sculp-OLIMP”, Moscou, Rússia;  2012: Menção de honra, It’s LIQUID Internation Contest, Itália; 2011: 3º lugar no Chinese First International Public Sculpture Contest; 2011: Special Selection Award no International Competition for Sea Art Festival, Busan, Coreia; 2011: 1º lugar, Competição de escultura em pedra “Forma viva”, Eslovênia; 2010: finalista na International Sculpture Competition, Tsinghua University, China; 2010: vencedora da competição “Nashe Otechestvo”, Moscou, Rússia; 2010: 3º lugar na  International Snow Sculpture em Valloire, Fran;a; 2007: 2º lugar na International Sculpture Competition “La Piera Musa Agreste”, Itália; 2003: 1º lugar na competição “Mifal Hapais”, Israel; 2000: Sculptors Award na International Stone Sculpture Competition, San-Chung, Coréia do Sul; 1999: 1º lugar na competição internacional de escultura em pedra “Nantopietra”, Nanto, Itália; 1997: 1º lugar, International Stone Sculpture Competition, Fanano, Itália; 1996: 3º lugar na International Stone Sculpture Competition, Caorle, Itália; 1995: Prêmio de destaque, International Stone Sculpture Competition, Hualien, Taiwan. Já os eventos em que Tanya participou foram englobam países como Japão, Letónia, EUA. Itália, Alemanha, Turquia, Índia e Brasil. As cinco obras mais relevantes para a escultora são:  “Bowl”, uma fonte de agua, 2008, travertino, 60x140x110cm. Izmir, Turquia ; “Harvest”, 2008, travertino, 360x300x100cm, Salihli, Turquia; “Mater Nostra”, 1998, mármore, 100x200x100cm, Anatolia, Turquia ; “Saucepan”, 2004, pedra, concreto e ferro, 280x450x240cm, Arsuf, Israel. “Primary Segmentation”, 2006, mármore preto, 100x150x200cm, Hualien, Taiwan
Título e descrição da obra a ser realizada no evento: Terra e Céu – “Earth and Sky” - Descrição ausente

Serviço:
O que: II Simpósio Internacional de Escultores
Quando: 04 a 20 de outubro de 2013
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Quanto: Gratuito – Aberto ao público
Onde: Rua Dr. Rolando Gudde (próximo à Casa das Artes)
Bairro Planalto - Bento Gonçalves - RS
Realização: Instituto Tarcísio Michelon
Programação: De 05 a 19/10 – Debates e troca de visão sobre arte,
técnicas e vivências. Agende seu horário pelo fone (54) 9112-5328
ou pelo e-mail info@simposioescultoresbentogoncalves.com
Informações: www.simposioescultoresbentogoncalves.com
www.facebook.com/simposioescultoresbentogoncalves

Um comentário:

IBADE disse...

Obrigada pelo apoio e divulgação. Sem vocês o evento não teria sido o sucesso que foi!