concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

acontece no MASP - dezembro 2013


 

Estaremos fechados para visitação nos dias 23, 24 e 25/12 (Natal) e 30, 31/12 e 01/01/2014 (Ano Novo). Reabriremos normalmente na quinta-feira dia 02/01/2014 (10h às 20h). Agradecemos a atenção.Desejamos a todos os nossos leitores e amigos boas festas.

 
ANIVERSÁRIO DE LINA BO BARDI
Em 5 de dezembro, a arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o edifício do MASP, completaria 99 anos se viva fosse. Nascida em Roma em 1914, Lina veio para o Brasil em 1946, com o marido, Pietro Maria Bardi e, no Rio de Janeiro, conheceram Assis Chateaubriand, o fundador do museu, que os convidou para participar do projeto. Assim, desde o início ela teve intensa atuação na vida do MASP. 

Desenhou os espaços da primeira sede, na Rua Sete de Abril, 230, prédio dos Diários Associados, jornais pertencentes a Chateaubriand. Ali o museu funcionou até 1968, quando a sede atual foi inaugurada neste arrojado edifício que se tornou um símbolo de São Paulo.

 
PASSAGENS POR PARIS
Sem previsão de encerramento | 2º andar 
Passagens por Paris propõe um passeio pela arte moderna, com obras feitas entre 1866 e 1948 por artistas icônicos do período: Manet, Degas, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Matisse, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso, Modigliani, Portinari, Rego Monteiro...Todos os aqui incluídos viveram, produziram, passaram por Paris. A exposição dá aos visitantes a oportunidade de ver algumas das obras mais representativas desse período.


 
TRIUNFO DO DETALHE (E DEPOIS, NADA)
Sem previsão de encerramento | 2º andar
A exposição tem a intenção de mostrar ao visitante que toda obra tem seu sentido próprio. Porém, além daquele de início buscado pelo artista, pode adquirir outro(s) significado(s) conforme seu lugar no cenário da história e nas mostras de que participa. Uma flor, um relógio sobre a mesa, um sorriso... No detalhe de uma obra-prima, o artista revela seu valor maior e constrói narrativas que permitem ao espectador apreciar a obra e seu conjunto. 60 obras do Acervo podem ser apreciadas.

 
ATELIÊ PARA FAMÍLIAS E TERÇAS LIVRES 
Terças-feiras dias 03, 10 e 17 | 2º subsolo
Horários: 13h30 e 15h15 (15 vagas por sessão) 
São oferecidas Visitas Orientadas para o público em geral seguidas de atividades de Ateliê, de maneira gratuita, com 15 vagas por sessão. Para participar, cada visitante interessado deve retirar uma senha numerada na Bilheteria do Museu.







 
IMPORTANTE DOAÇÃO DE LIVROS SOBRE MAIÓLICAS
Biblioteca e Centro de Documentação | 2º subsolo
 A coleção Imbert de Maiólicas do Masp é uma preciosa coleção de objetos de cerâmica, caracterizados não só pela sua beleza, mas também pelo seu valor histórico. Possui cerca de 240 itens, dos séculos 14 ao 17. As peças são vasos, vasos de farmácia, jarras, taças e azulejos, que apresentam motivos decorativos e figurativos. Essa coleção foi reunida por A. Imbert a partir de 1897 durante sua estadia em Roma. As peças foram adquiridas na Galeria Mathiesen de Londres, e doadas ao museu por Francisco Pignatari em 1952.
 A Biblioteca tem em seu acervo duas obras raras: “Faiences Italiennes” de 1911, e “Ceramiche Orvietane dei Secolli XIII e XVI”, 1909, de Alessandro Imbert. Em novembro,  recebemos uma importante doação da pesquisadora Cristina Lara Corrêa de publicações sobre as maiólicas, que poderão auxiliar o pesquisador a estudar a coleção do Masp ou outras coleções. 
Agende sua pesquisa embiblioteca@masp.art.br ou pelo telefone 11 3253-6483. Funcionamento para pesquisadores: segunda a sábado das 13 às 17h. Para fazer uma pesquisa online, clique abaixo em Saiba Mais.



 
CONCERTO SHIZEN - NATUREZA
Dia 15, às 13h | entrada gratuita

Trio Kagurazaka e convidados
Realização: Fundação Japão
Será um grande encontro dos instrumentos tradicionais japoneses, como o koto, o shakuhachi ou o shamisen, ao lado de outros populares no Brasil, como o acordeão e o piano. No programa, uma surpreendente combinação de obras nacionais e japonesas, em composições que datam do século 18 até a década de 60, com acompanhamentos inusitados, revelando a versatilidade dos instrumentos tradicionais japoneses, que ao contrário do que muitos possam imaginar, vão muito além da música japonesa, tradicional ou folclórica.





 
O MASP NA “30XBIENAL”
Prossegue até o dia até 8 de dezembro a exposição intitulada “Mostra dos 60 Anos de Arte Brasileira” também denominada “30×bienal” no pavilhão da Bienal de São Paulo. As obras do artista Willys de Castro (Uberlândia MG 1926 - São Paulo SP 1988), Objeto Ativo, 1959 e Objeto Ativo, 1961 que pertencem ao MASP participam da mostra e, após o encerramento retornarão ao museu.
DOIS CÉZANNES DO MASP EM ROMA
Duas obras do MASP, de autoria de Paul Cézanne (Aix-en-Provence, França, 1839 – 1906) Negro Cipião e Rochedos em l’Estaque, estão no Complesso del Vittoriano, situado no monumento a Vittorio Emanuele II em Roma, Itália. Participam da ,exposição Cézanne and the Twentieth-Century Italian artists – Rome / Cézanne e os artistas italianos do Seculo XX – Roma e retornarão ao MASP após 9 de fevereiro, quando encerra a mostra.





 
PINTURA DO MASP ENVIADA PARA RESTAURO NA ITÁLIA
A pintura renascentista italiana de Piero di Cosimo (Florença, 1461/1462 – 1521) Virgem com Menino, São João Batista e um anjo (1500-1510, óleo sobre madeira; diâmetro 129 cm), que há muitos anos necessita de um tratamento de restauração, foi enviada para Roma neste mês. Será restaurada através de uma parceria entre o MASP e a Soprintendenza di Roma, com o apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e o patrocínio privado que viabiliza a ida da obra à Roma. 
O projeto se desenvolveu a partir de uma iniciativa do departamento de Conservação e Restauração do MASP, com o apoio do departamento de Intercâmbio.
O Acontece no MASP é uma publicação desenvolvida pelo Departamento de Comunicação 
e Relacionamento para divulgar as notícias e a programação do museu. 
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand | MASP 
Avenida Paulista, 1578 | São Paulo SP | Telefone 11 3251-5644 
www.masp.art.br | atendimento@masp.art.br

Nenhum comentário: