concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Conheça a nova tecnologia para dispositivos móveis do Google Cultural Institute.



Essa tecnologia faz parte das ofertas de ferramentas do Google Open Gallery para o setor cultural. Essas ferramentas possibilitam aos museus criar gratuitamente seus próprios aplicativos para dispositivos móveis, dando aos amantes da arte, como eu, a oportunidade de fazer um passeio virtual da exposição direto do celular, com imagens, descrições e áudio para ampliar essa experiência. 

Hoje três museus brasileiros disponibilizaram seus novos aplicativos gratuitos na Google Play Store: MAM - Museu de Arte Moderna de Sao Paulo, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de Sao Paulo. 

Museu Lasar Segall - A coleção do museu tem mais de três mil obras. A curadoria selecionou a arte mais representativa de toda a produção de Lasar Segall para exibição neste aplicativo para dispositivos móveis, com vários guias em áudio nas principais obras.

MAM - O aplicativo do MAM de São Paulo tem obras de exposições do passado e do presente: ‘140 caracteres’, que já foi encerrada, está disponível agora no aplicativo e on-line; ‘poder provisório’, ainda em exposição, também pode ser visitada no aplicativo.


Pinacoteca do Estado de São Paulo - O aplicativo para dispositivos móveis apresenta duas exposições de obras icônicas da coleção (suas histórias são contadas em áudio pela curadoria) e imagens da Pinacoteca em 360° para contextualizar a narrativa.

Além da nova tecnologia para dispositivos móveis, os museus brasileiros também fazem uso da página do Cultural Institute e de outra ferramenta anunciada recentemente do Google Open Gallery. O site usa as tecnologias por trás do Google Art Project para que qualquer um, seja artista, dono de galeria, colecionador ou arquivista, possa criar suas próprias exposições e atingir o público global. 
Por exemplo, o Museu Lasar Segall pode estar fechado para o público para reformas até novembro de 2014, mas os amantes da arte não perdem nada porque ainda é possível admirar os destaques da coleção on-line. O museu é um dos primeiros do mundo a usar o Google Open Gallery para disponibilizar parte da coleção on-line e montar exposições que todos podem aproveitar. 
Acesse www.exposicaovirtual.museusegall.org.br para explorar exemplos do extraordinário uso da luz por Segall, como pode ser visto na pintura ‘Asilo de Velhos’; a arte modernista produzida durante o tempo em que ele passou na Alemanha ou para entender como a vida e a cultura brasileira influenciaram sua obra.


O 
MAM e a Pinacoteca também estão trabalhando para enriquecer suas fascinantes coleções no Cultural Institute para que os visitantes possam mergulhar nas obras em super alta resolução com detalhes extraordinários, além de explorar imagens internas e externas do Street View de ambos os museus. 

No Google Cultural Institute, nossa paixão é criar tecnologia que ajude pessoas de todo o mundo a aproveitar e explorar a cultura de novas maneiras. Algumas dessas tecnologias são novas e experimentais, mas estamos empolgados com seu potencial. Queremos ouvir as opiniões dos nossos museus parceiros e também dos usuários. 

Conheça: http://googlebrasilblog.blogspot.fr/2014/06/colecoes-de-museus-brasileiros-agora-no.html

Postado por: Victor Ribeiro, Diretor do Google Cultural Institute

Nenhum comentário: