concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

#ImmaterialGallery

#ImmaterialGallery, convocatória internacional dirigida a artistas visuais

O The Art Boulevard e o People Art Factory unem-se para lançar a #ImmaterialGallery, uma convocatória destinada a selecionar os melhores projetos expositivos realizados através da ferramenta inovadora da People Art Factory (PAF), criada para desenhar e difundir exposições de arte num ambiente digital.

 

A plataforma PAF permite, a um artista ou ao comissário de uma exposição, o desenvolvimento de um discurso expositivo muito mais pessoal e elaborado do que a simples exposição de obras através de uma lista ou um carrossel de imagens. Quando terminadas, as exposições podem ser visitadas pelo público através de uma hiperligação ou como um objeto incorporado, em qualquer página web.
 
Agora, para além disso, podes inserir e promover as tuas exposições públicas na People Art Factory a partir das tuas galerias inseridas no The Art Boulevard, por um simples processo de vinculação entre ambas as plataformas.
 
#ImmaterialGallery pretende dar visibilidade e legitimidade às obras e práticas dos artistas participantes e, em especial, aos vencedores de três categorias: Melhor Obra, Melhor Discurso Expositivo e Prémio Especial do Público.
 
Através desta convocatória aberta para artistas visuais de todo o mundo e de todos os meios – pintura, escultura, ilustração, fotografia, performance, etc. – a abrirem os seus perfis nas plataformas The Art Boulevard(http://www.theartboulevard.org) e People Art Factory (http://www.peopleartfactory.com) e criarem, no mínimo, uma galeria virtual através da ferramenta da PAF com imagens, textos, vídeos ou o que desejarem.
 
Ao publicarem na plataforma PAF com a hastag #ImmaterialGallery,  as galerias dos nossos utilizadores passam a ser objeto de estudo e de seleção pelo júri do programa. No caso de serem selecionados, os artistas são contactados pela equipa da coordenação da convocatória.
 
 
 
 
Bases da convocatória #ImmaterialGallery
 
Objetivo da convocatória
Dar visibilidade e legitimidade às obras e práticas dos artistas registados nos portais The Art Boulevard(http://www.theartboulevard.org) e People Art Factory (http://www.peopleartfactory.com) que decidam mostrar as suas obras através desta última plataforma mencionada.
 
Participantes
Artistas e criadores visuais de todas as áreas: pintura, escultura, fotografia, vídeo, instalação, performance, net.art, ilustração, etc.
Não há restrições por idade ou nacionalidade.
Todos os participantes que publiquem uma primeira galeria dentro desta convocatória desfrutam de uma subscrição Premium na plataforma PAF até 15 de janeiro de 2015, para apresentarem as suas propostas como desejam de forma totalmente gratuita.
 
Área temática
Livre
 
Como participar
Para participarem nesta convocatória, os artistas interessados devem abrir os seus perfis no The Art Boulevard e naPeople Art Factory e publicar, no mínimo, uma galeria virtual com a hastag #ImmaterialGallery, nesta última plataforma com imagens, textos, arquivos sonoros, vídeos, entre todos, os que desejarem.
 
Data limite
Convocatória aberta até 15 de janeiro
 
Critérios de seleção
Os membros do júri têm em conta critérios como técnica, mensagem, narração, pós-produção, pertinência, discurso expositivo, etc. 
 
Processo de seleção
Vai estar a cargo de um júri composto pela equipa de coordenação da convocatória, composto por membros do The Art Boulevard, People Art Factory e personalidades de referência do mundo da arte.
 
Comunicação das seleções
A equipa de coordenação do TAB e PAF encarregar-se-á de comunicar pessoalmente os artistas por via e-mail ou telefone.
 
Categorias
Melhor Obra: o júri vai premiar a melhor obra exposta através da plataforma People Art Factory, independentemente da qualidade da galeria virtual. Critérios como a técnica, mensagem, narração, pós-produção, pertinência e vão ser tidos em conta.
 
Melhor Discurso Expositivo: o júri vai valorizar, também a qualidade das obras expostas, a integração num discurso expositivo de que se pode tirar proveito na ferramenta digital fornecida pela People Art Factory.
 
Prémio Especial do Público: será entregue ao trabalho com maior número de visitas do público e de outros membros da comunidade da People Art Factory.
 
Prémios
Os vencedores das três categorias recebem como prémio:
1. Uma subscrição anual Premium em People Art Factory (no valor de 90 euros + IVA);
2. Inclusão das propostas vencedoras no projeto #ExposicionesTAB do The Art Boulevard, uma das principais plataformas de difusão de arte no espaço cultural iberoamericano;
3. Difusão de uma galeria através das plataformas People Art Factory e The Art Boulevard;
4. Entrevista para o The Art Boulevard
 
Nota final
A participação nesta convocatória supõe a aceitação destas bases. À organização reserva-se o direito de adaptação a qualquer situação imprevista, tal como a utilização de imagens publicadas pelos utilizadores no nosso website para a divulgação da obra e da presente convocatória.
Os interessados podem fazer chegar as suas dúvidas e sugestões sobre a presente convocatória através do seguinte e-mail:dcasasdtysc@gmail.com.
 
Sobre #ImmaterialGallery
O projeto #ImmaterialGallery é uma iniciativa da People Art Factory, plataforma web que te permite criar de forma gratuita as tuas próprias exposições de arte e difundi-las através da Internet e da rede de oportunidades artísticas The Art Boulevard. Este projeto é parte da integração ligeira entre ambas as plataformas para difundir, em conjunto, as obras de arte dos utilizadores.
 
Sobre o The Art Boulevard
The Art Boulevard faz parte do projeto Convivir en el Arte, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal. Os seus promotores são a Fundação Antonio Gala (Córdoba), a Universidade de Salamanca e a Câmara Municipal de Serpa (Portugal). As instituições colaboradoras são a Fundação Robinson (Portalegre, Portugal), a Fundação Eugénio de Almeida (Évora, Portugal), o Centro de Estudos Ibéricos (Guarda, Portugal) e Musibéria (Serpa, Portugal).
 
Para mais informações, escreve a dcasasdtysc@gmail.com.

fonte:http://theartboulevard.org/pt/lab/interesting/post/17716/immaterialgallery-convocat%C3%B3ria-internacional-dirigida-artistas-visuais

Nenhum comentário: