concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Oficinas Culturais Governo do Estado de São Paulo

Oficinas Culturais
Governo do Estado de São Paulo

A partir do dia 13 de janeiro, as Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo abrem as inscrições para a programação do 1º trimestre de 2015 na capital e interior. Serão 8.351 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras atividades gratuitas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços, programação completa e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br

Veja abaixo alguns exemplos de atividades à disposição da população do Estado. 

Entre os destaques da Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas está o Workshop: Crítica de Arte, História e Novas Proposições Contemporâneas, coordenado pelo crítico, mestre em Estudos Curatoriais pelo Royal College of Art, de Londres e curador da 31ª Bienal de São Paulo, Tobi Maier. As inscrições devem ser feitas até dia 24 de janeiro, na própria unidade.

A atividade acontece entre 27 de janeiro e 5 de fevereiro e será organizada em quatro módulos: “Projetos curatoriais e crítica de arte”, “Interações entre artista e curador”, “A instituição” e “Estética relacional e pós-internet”.

A programação da Oficina Cultural Fred Navarro, em São José do Rio Preto, abre no dia 21 de janeiro, com 14 workshops e um espetáculo que compõem o 13º Janeiro Brasileiro da Comédia. O festival é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Prefeitura de São José do Rio Preto e realizado em parceria com a Poiesis, a Oficina Cultural Fred Navarro e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Partindo do princípio de que a estética do palhaço é produzida a partir da ética, o Workshop: Palhaço, uma Poética Particular abordará o processo de constituição de ferramentas para o exercício do ofício do clown. A atividade será coordenada pelo palhaço e trapezista, Fábio Freitas, do grupo Teatro Anônimo. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de janeiro, na própria Oficina Cultural.

A linguagem Clown também terá vez na capital: a Oficina de Personagens Cômicos acontece na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, entre 21 de janeiro e 1 de abril, às quartas-feiras, sob coordenação do ator e diretor teatral, Giba Freitas. Por meio de exercícios práticos de interpretação, a oficina tem como objetivo desenvolver a capacidade criativa dos participantes. As inscrições podem ser feitas até 17 de janeiro.

Entre os destaques da programação da Oficina Cultural Guiomar Novaes, em São João da Boa Vista, está o Workshop: Arte e Redes Sociais, coordenado pela artista visual e pesquisadora, Denise Agassi. O workshop é teórico e prático, apresentando experimentações artísticas que surgiram a partir das articulações de informações nas redes sociais e plataformas da web 2.0. As inscrições devem ser feitas até dia 23 de janeiro na própria unidade.

Em homenagem à cantora Elis Regina (1945-1982) que completaria 70 anos em 17 de março de 2015, a Oficina Cultural Carlos Gomes, em Limeira, promove a Oficina: Elis – 70 Anos Para Comemorar em Cena. A atividade, coordenada pela atriz, dramaturga e roteirista, Liana Ferraz, acontece entre 27 e 31 de janeiro, entre terças e sextas-feiras. As inscrições devem ser feitas na unidade até 22 de janeiro

Na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, em Cohab Taipas, o destaque é a Oficina: Criação de Aplicativo para Celular, que acontece entre 9 de fevereiro e 6 de abril. A oficina coordenada pela designer multimídia Vanessa Pereira orientará os participantes a desenvolver aplicativos para smartphones, a partir do contato com os princípios do design de interface e da utilização de softwares livres.

O conteúdo do aplicativo, a programação da Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, será lançado no aniversário de 10 anos da unidade, no dia 11 de abril. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de janeiro e a seleção será feita em aula aberta no dia 2 de fevereiro.

Ainda na capital, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, promove, entre 5 de fevereiro e 12 de março a Oficina de Criação de Figurino e Cenografia, coordenada pela professora e artista plástica Laura Andreato. A oficina propõe a experimentação de processos de criação de figurinos e cenografia em suas diversas etapas. As inscrições podem ser feitas na unidade do Bom Retiro ou no site www.oficinasculturais.org.br até 29 de janeiro.

Fonte: Secretaria de Cultura – Governo do estado de São Paulo

Nenhum comentário: