concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Casa Mário de Andrade abre inscrições para oficinas culturais - SP


Reaberta para o público em 25/05/15, a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade abre inscrições para dez cursos e workshops de diversas áreas, como xilogravura, aquarela, fotografia, literatura e música.
Veja as opções:
| Curso: Formas de Financiamento para Produção Independente de TV e Cinema no Brasil. Coordenação: Daniela Conde. 23/06/15 a 02/07/15 – terças, quartas e quintas-feiras – 18h30 às 21h30. Público: interessados em viabilizar projetos audiovisuais, a partir de 18 anos. Inscrições: até 15/06/15. Seleção: questionário. 15 vagas. O curso tem por objetivo expor as principais formas de financiamento utilizadas pelo mercado audiovisual no Brasil; apresentar maneiras de elaboração de projetos e de planos de negócios; e informar sobre os principais recursos práticos de abordagem das fontes financiadoras. Daniela Conde, formada em Rádio e TV, é produtora executiva e desenvolve projetos de audiovisual há nove anos. Coordenou a área de conteúdo e entretenimento da produtora Ioio Filmes, trabalhando com projetos de longas e curtas-metragens, programas de TV e produtos para novas mídias. Também prestou consultoria para diversas produtoras paulistas. Em 2011, fundou a produtora independente Carmela Conteúdos e Ideias, voltada a cinema e TV.
| Ateliê Permanente de Criação Textual: Contos e Crônicas. Coordenação: Luiz Bras. Turma A: 09/06/15 a 08/12/15 – terças -feiras – 15h às 18h. Turma B: 09/06/15 a 08/12/15 – terças-feiras – 18h30 às 21h30. Público: escritores diletantes com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem ficcional. Inscrições: a partir de 20/05/15. Seleção: primeiros inscritos. 10 vagas por turma. O ateliê pretende estimular, de maneira livre, porém disciplinada, a produção de contos e crônicas de qualidade. Serão desenvolvidas atividades práticas de redação e leitura crítica, intercaladas com a apresentação e análise de clássicos da literatura. Luiz Bras (Nelson de Oliveira) é doutor em Letras pela USP. Publicou, entre outros livros, o romance “Sozinho no Deserto Extremo”, a coletânea de contos “Paraíso Líquido” e os romances juvenis “Sonhos, Sombras e Super-heróis” e “Babel Hotel”; em parceria com Tereza Yamashita, os infantis “A Menina Vermelha” e “Dias Incríveis”. Colabora regularmente com os jornais “Folha de S. Paulo” e “Rascunho”. Mantém o blog ObjetoNãoIdentificado (http://luizbras.wordpress.com).
| Minicurso: História da Perfumaria. Coordenação: Renata Ashcar. 16 a 18/07/15 – quinta e sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h. Público: interessados em geral a partir de 18 anos. Inscrições: até 03/07/15. Seleção: questionário. 15 vagas. O minicurso propõe uma imersão completa no universo da perfumaria, sua história e evolução, abordando também aspectos relacionados à arte da perfumaria, seus ingredientes, sua criação e linguagem olfativa. A última aula será uma visita monitorada ao Espaço Perfume Arte + História, em Perdizes. Considerada a maior especialista do Brasil na área de perfumes, Renata Ashcar é curadora do Espaço Perfume Arte + História em São Paulo, correspondente internacional da revista francesa “BW Confidential” e professora dos cursos de pós-graduação em perfumaria das faculdades Oswaldo Cruz e Santa Marcelina. Autora de diversos livros e guias sobre perfumes, entre eles “Banho: História e Rituais” e “Brasilessência: a Cultura do Perfume”. Criou e coordena, na Fundação Dorina Nowill, curso de avaliação olfativa para pessoas com deficiência visual.
| Oficina de Criação em Fotografia para Culinária. Coordenação: Angela di Sessa. 14 a 30/07/15 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30. Público: interessados a partir de 18 anos, com noções intermediárias de manuseio de câmera digital e que possuam o equipamento. Inscrições: até 02/07/15. Seleção: questionário. 15 vagas. Voltada àqueles que pretendem se aperfeiçoar no domínio da câmera, a oficina explorará o universo da produção fotográfica de alimentos, abordando técnicas de iluminação, tempos de exposição, efeitos e cenografia, utilizados nas imagens de revistas, livros e sites de culinária e gastronomia. A atividade tem um aspecto lúdico envolvido, já que os “modelos” poderão ser comidos ao final de cada encontro. A fotógrafa Angela di Sessa é mestre em Artes Visuais pela Unicamp. Professora universitária de fotografia e comunicação visual, lecionou no Senac, Mackenzie, PUC e Unip. Fotografou para clientes como Fiat, Galeria Raquel Arnaud e Cosac Naify. Realizou exposições individuais no Brasil e na Itália.
| Oficina: Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil. Coordenação: Marcelo Maluf. 08 a 31/07/15 – quartas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30. Público: interessados a partir de 18 anos. Inscrições: até 01/07/15. Seleção: análise de um texto de ficção de autoria do candidato, com cerca de 2000 caracteres. 15 vagas. A oficina pretende estimular a produção de textos voltados aos jovens leitores. Exercícios de criação de enredo, personagens, estilo e linguagem serão embasados pelo estudo de obras de grandes autores, de contos populares e dos gêneros da literatura infantojuvenil (aventura, fantasia, policial, mistério, realismo etc.). Escritor e professor de criação literária, Marcelo Maluf é graduado em Arte-Educação e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Para o público infantojuvenil, organizou a antologia de contos “Era Uma Vez para Sempre” e escreveu “Jorge do Pântano que Fica Logo Ali”, “As Mil e uma Histórias de Manuela” e “Meu Pai Sabe Voar” (este, em parceria com Daniela Pinotti). Para adultos, publicou o volume de contos “Esquece Tudo Agora”. Em 2013, foi contemplado com a Bolsa de Criação Literária do ProAC para o seu romance “A Imensidão Íntima dos Carneiros”.
| Workshop de Criação Musical em Baixa Tecnologia. Coordenação: Marcelo Ozorio. 20 e 27/06/15 – sábados – 14h às 17h. Público alvo: interessados a partir de 16 anos. Inscrições: até 13/06/15. Seleção: questionário. 12 vagas. O workshop tem como proposta a criação de uma trilha sonora experimental para a exposição “Tramas”, utilizando baixa tecnologia como gravadores portáteis, fita cassete, instrumentos musicais rústicos, populares e/ou artesanais e sons que se manifestam na cidade. Marcelo Ozorio é violonista e produtor musical. Criou o coletivo Laboratório – Grupo de Experiências Multimídia e integrou a banda Jumbo Elektro, tendo produzido os álbuns dessas duas formações. Seu conjunto atual é o Ozorio Trio, cujo repertório reúne influências da música caipira brasileira, do bluegrass, das raízes sulistas do blues americano e de melancólicas trilhas cinematográficas.
| Palestra interativa: Macunaíma – Uma Experiência Teatral. Coordenação: Mirtes Mesquita. 17/06/15 – quarta-feira – 18h30 às 21h30. Público: interessados a partir de 16 anos. Inscrições: até 16/06/15. Seleção: primeiros inscritos. 30 vagas. A palestra situa “Macunaíma”, de Mário de Andrade, no contexto histórico e literário brasileiro, e aborda a célebre adaptação teatral realizada por Antunes Filho. Mirtes Mesquita comenta trechos e personagens da obra e representa cenas, acompanhada pelo som da viola caipira de Fábio Miranda. Atriz, contadora de histórias, produtora e diretora teatral, Mirtes Mesquita atuou em “Macunaíma” (1978), espetáculo de Antunes Filho com o Grupo de Arte Pau-Brasil. A montagem, que circulou pelo Brasil e Europa com grande sucesso, foi tema de mestrado de Mirtes na Escola de Comunicações e Artes da USP.  

Oficina Cultural Casa Mário de Andrade

Coordenador: Rosa Artigas
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - Cep: 01154-010 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 | casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br 
Funcionamento: Terça a sexta-feira das 14h às 20h e Sábado das 10h às 16h
Visita à exposição "A Morada do Coração Perdido": Segunda das 13h às 18h
Terça a Sexta das 9h às 14h

Nenhum comentário: