concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de junho de 2015

comemoração dos 18 anos do ATELIÊ ABERTO - Campinas - SP

KALUNGA:Ateliê Aberto:Logos + Assinaturas:LOGOS AA ALTA:Logo Ateliê VETOR FINAL.jpgATELIÊ ABERTO COMPLETA 18 ANOS EM CAMPINAS

::Downloads:wetransfer-b310e1:_DSC0419.JPG


Linha do tempo realizada pela pesquisadora Marina Pinheiro, que integra a exposição.

O ESPAÇO INDEPENDENTE MAIS ANTIGO DO PAÍS COMPLETA 18 ANOS COM PROJETO METADADOS (EXPOSIÇÃO, RESIDÊNCIA E PUBLICAÇÃO)

Em comemoração dos seus 18 anos, Henrique Lukas, Maíra Endo e Samantha Moreira propõe um mergulho na história do espaço independente em atividade mais antigo do Brasil. Fundado em 1997, o Ateliê Aberto, com sede em Campinas (SP), se tornou uma referêcia de projetos experimentais no país, com mais de 200 projetos dentro e fora da cidade, promovendo o intercâmbio de mais de 700 artistas, curadores e pesquisadores.

METADADOS é um conjunto de ações que busca investigar e revisitar  a memória do Ateliê Aberto.
Os metadados são marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever a informação sob todas as formas, pode se dizer resumos de informações sobre a forma ou conteúdo de uma fonte. O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo nos informar sobre eles para tornar mais fácil a sua compreensão.

Partindo da premissa de que a memória é um arquivo vivo, este processo arqueológico de levantamento de dados pretende ir além: gerar desdobramentos, novas articulações entre as obras, projetos e agentes que compõem os 18 anos de história do espaço, completados em 2015. Sem compromisso cronológico e factual, ressoam os ecos da memória de cada um, entrelaçando antigas a novas reflexões a cerca do passado e do presente. 

A partir de uma escavação feita pela artista e pesquisadora Marina Pinheiro nos armários e arquivos físicos e digitais do espaço, foram compilados conteúdos que serão o ponto de partida de uma residência editorial de 15 dias com a artista, crítica e pesquisadora Ruli Moretti. Os coordenadores do Ateliê Aberto, Henrique Lukas, Maíra Endo e Samantha Moreira e a residente formarão o corpo editorial que tem a missão de identificar e revelar os metadados e dar forma a uma publicação impressa que será lançada no final do ano de 2015. Durante a residência, no dia 15 de junho, Ruli Moretti participa de uma conversa aberta com o público sobre a publicação e a pesquisa do espaço.

No dia 8 de junho é a abertura da exposição Metadados, comemorativa dos 18 anos de história. O espaço foi ocupado por um recorte da coleção do Ateliê Aberto, formada por obras de diferentes suportes presenteadas pelos muitos artistas (internacionais e nacionais) que por aqui passaram ao longo dos anos. O público também poderá assistir aos vídeos que fizeram parte das mostras do CineCaverninha e ainda mergulhar na memória do espaço através dos painéis realizados pela pesquisadora Marina Pinheiro. O sonZeira acontece na abertura com DJs convidados e parceiros dessa trajetória de 18 anos do espaço. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

SERVIÇO
Residência
com a crítica, artista e pesquisadora Ruli Moretti
1 a 15 de junho - aberta a visitação

Exposição "METADADOS"
Abertura
08 de junho de 2015 | 19h às 22h
com projeto sonZeira
entrada gratuita

Visitação da exposição
09 de junho a 08 de julho de 2015
de segunda e terça das 11h às 15h
quarta, quinta e sexta das 16h às 20h
entrada gratuita
Para agendamento em outros dias e horários: atendimento@atelieaberto.art.br

Conversa Aberta
conversa aberta | residência editorial
com Ruli Moretti
dia 15 de junho das 14h às 16h

Publicação
lançamento e distribuição segundo semestre de 2015.

__________________________________________________________________
CONTATO
Henrique Lukas - Ateliê Aberto
henrique@atelieaberto.art.br
(19) 9 8244 0099

Ateliê Aberto
www.facebook.com/atelieaberto
henrique@atelieaberto.art.br
+55 19 3251 7937
Rua Major Solon, 911 - Cambuí
CEP 13024-091| Campinas - SP - BR
_______________________________________________________________
ATELIÊ ABERTO


O Ateliê Aberto é um organismo que investiga, idealiza e fomenta novos processos de gestão e criação em cultura contemporânea. Este laboratório permanente de processos colaborativos e de convívio é estruturado em três frentes coexistentes que se relacionam entre si: espaço cultural, criação de projetos e prestação de serviços. Para se relacionar com o seu entorno, o Ateliê propõe residências, ações, exposições, intervenções, mostras e debates ampliando as possibilidades de criação e pesquisa dentro do circuito da arte contemporânea. Com o objetivo de desenvolver essas relações e formar público, o espaço se tornou um articulador de ideias e experiências, promovendo reflexão social, cultural e política, trazendo à tona novas possibilidades de compreender nosso contexto. Nessa busca constante, o Ateliê Aberto expande o espaço físico de sua sede e os espaços expositivos convencionais, rompendo também o distanciamento entre diferentes áreas do conhecimento e aproximando o público dos artistas. Fundado em 1997 por Samantha Moreira e Reginaldo Pereira, atualmente o Ateliê Aberto é coordenado por Henrique Lukas, Maíra Endo e Samantha Moreira.
      








Nenhum comentário: