concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de junho de 2015

marca d'água - Luis Coquenão - SP

LUIS COQUENÃO | MARCA D'ÁGUA
ABERTURA | QUINTA-FEIRA, 02 DE JULHO, DAS 19H ÀS 22H
Primeira exposição individual do artista português Luis Coquenão no país, a mostra Marca D'água, com curadoria de Isabel Sanson Portella, entra em cartaz na Zipper Galeria a partir da próxima quinta-feira, 02 de julho. O tema da paisagem está presente nas quinze pinturas, que se aproximam também de questões como a espiritualidade e a relação com a natureza.

Nascido em Angola e radicado em Vila do Prado (Braga), Portugal, Luis Coquenão vem construindo sua trajetória sob diversas influências: abstração e figuração, espiritualidade e naturalismo, tradição e novidade: “Procuro uma síntese de todos esses pressupostos, mantendo as origens rurais de minhas vivências”, define o artista. Fortemente influenciado pela filosofia e pintura chinesas, Coquenão cria suas obras na certeza de que a natureza existe tanto fora quanto dentro do observador. As mudanças e movimentos estão presentes em cada uma das telas expostas.

De acordo com a curadora, o artista privilegia o tradicional: a tinta, a tela, o naturalismo. Sobrepõe camadas, deixando sua marca na transparência do processo. Escorrem as tintas, formam teias e franjas, molduras e contornos. Por trás ficam as marcas, ora mais claras e iluminadas, ora sombrias e mais escuras. Não há linhas retas, não há rigidez. Tudo é suave e sugere mais do que impõe. Por sua obra transparece a coerência, o aprendizado que levou o artista a opções conscientes e maduras. Como marcas d'água.

Sobre o artista:
Luis Coquenão vive e trabalha na Vila de Prado, em Portugal. Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e na Faculdade de Filosofia, em Braga. Nos últimos anos, participou de exposições em galerias como a Astarté, em Madrid, em 2010; na portuguesa Mario Sequeira, em 2012; e na Fundação Muñuz, em Pedraza, na Espanha, em 2015.

Serviço
Abertura:  02 de julho, das 19h às 22h
Visitação: 03 de julho a 01 de agosto de 2015
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h

Nenhum comentário: