concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Exposição "Sobre a mulher livre" - Bruna Alcantara, Bárbara Scarambone e Luiza de Alexandre - SP

FEMINISMO É TEMA DE MOSTRA COLETIVA NA GALERIA RECORTE
 

São Paulo, junho de 2018 – Abandono, racismo, machismo, violência. Com interpretações e técnicas distintas, mas sempre com a colagem em comum, as artistas plásticas Bárbara Scarambone, de Brasília, Bruna Alcantara, de Curitiba, e Luiza de Alexandre, do Rio de Janeiro, trazem para a Galeria Recorte, espaço multicultural localizado na região do Baixo Augusta, em São Paulo, a exposição coletiva "Sobre a mulher livre". A abertura da exposição acontece no próximo dia 28, a partir das 19h.
O feminismo é tema recorrente no trabalho das três artistas, mas cada uma aborda a questão de maneira distinta.
Bruna Alcantara, "bordadeira compulsiva" como se define, mescla a colagem com fotografias e bordados como forma de falar sobre mães solteiras e criticar o machismo. Seu trabalho revela momentos de sua vida, como a descoberta de uma gravidez não planejada ao se mudar para Portugal, onde foi estudar. Bruna participou por duas edições do "Festival Feminista do Porto" e também coleciona individuais em Curitiba, cidade onde vive e trabalha atualmente.
Bárbara Scarambone é uma artista autodidata nascida em Brasília, mas vive e trabalha em São Paulo desde 2006. Inspirada pela estética, pelas cores e sons psicodélicos dos anos 60, pelo surrealismo, pela força do feminino e do verdadeiro experimentalismo livre da geração "Beat", ela cria colagens feitas à mão com a técnica "cut & paste", faz experimentos com aquarela e assemblagens com papéis rasgados. Seus trabalhos são frequentemente encontrados em revistas e periódicos.
Luiza de Alexandre, carioca de Macaé e recém-chegada a São Paulo, encontrou na colagem a maneira de escoar pensamentos e sentimentos. Ela faz uso recorrente de imagens de mulheres negras até desdobrar no uso de cores e texturas puras. Autodidata, Luiza colaborou com trabalho de outros artistas "colab", e tem algumas de suas colagens publicadas em editoriais de moda e comportamento.
 "O feminismo une essas três mulheres, mas cada uma aborda a questão do seu ponto de vista. Bruna tem uma pegada mais política, crítica, chegando a demostrar isso com fotos do próprio corpo, bordadas e com colagens; Bárbara apresenta belos trabalhos minimalistas e cheio de cores, retratados com muita leveza, e Luiza mistura inúmeros elementos da natureza, sombras de personagens e temas fazendo um caos imagético", afirma Michele Micheletto, curadora da Galeria Recorte.
A exposição estará aberta ao público até 11 de agosto. Clique aqui para ver algumas obras da mostra.
SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e bem estar. Única galeria de arte do Brasil voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão” e Michele Micheletto. Tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o local também conta com um café com opções veganas, uma barbearia e um salão de cabeleireiros.

Nenhum comentário: