concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 6 de junho de 2019

exposição Maria, eu te daria meu jardim de flores - Daniela Karam - SP




@ daniela_karam
@_yankatu_

Yankatu recebe designer mineira Daniela Karam com exposição “Maria, eu te daria meu jardim de flores”
Inspirada nas técnicas de bordado da mãe, designer cria painéis de manualidades dedicados às Marias artesãs “fazedoras de vida”
No interior (da gente) o tempo passa devagar. Passa como quem desfila para a alma contemplar. Nesse ritmo suave, o único disparo é do coração - ao ter contato com a arte. É mais ou menos assim que as coisas acontecem na galeria Yankatu. Tempo que respeita a arte que se transforma em peças de mobiliário, todos dispostos a se encontrarem com outras formas de arte. Maria Fernanda Paes de Barros, idealizadora da galeria e responsável por resgatar a alma das peças, está sempre buscando maneiras de receber e compartilhar cultura, informação e vida através de exposições.
Desta vez as portas da Yankatu se abrem nesta quarta-feira (5), às 18, para espalhar as flores do jardim da designer Daniela Karam, quem vem de Tiradentes-MG, cidade onde o tempo também desfila para a alma. A linguagem gráfica de Daniela ultrapassou os limites do papel e encontrou novos desafios em tecidos e materiais. Nos últimos anos tem se dedicado à criação de estampas exclusivas para sua marca “DK – Alfaiataria para casa”. Para Maria Fernanda, a exposição é “um convite à contemplação, a um parar que permite que o tempo continue passando enquanto apreciamos sem pressa as sutis camadas que recobrem nossa alma”.
Inspirada nos “panos de amostra” de bordado da mãe, onde cabiam todos os pontos que se transformavam em uma estampa, a designer criou uma série de painéis com diferentes tipos de interferências manuais e tecidos. São seda, linho, algodão, alinhavos, bordados e paciências. “Numa metáfora entre texturas e linhas, fui amarrando meus sentimentos e dedicando em camadas sutis as várias nuances femininas”, explica. Assim, criou a exposição “MARIA, eu te daria meu jardim de flores”, que será realizada durante o mês de junho na galeria Yankatu, localizada na Vila Nova Conceição.
Além dos painéis dedicados às mulheres fortes e importantes em sua vida, todas elas trazendo Maria no nome, a exposição conta com um detalhe especial: “na frente de cada painel, uma cadeira Rosa, assinada pela Maria Fernanda”, cometa. “Para sentar, sentir, contemplar e se entregar a cada memória despertada”. Os visitantes da exposição serão ainda agraciados de forma delicada e singular. “Estou preparando 200 flores de papel para serem entregues como agradecimento. Elas terão o ‘perfume da minha mãe’, bem suave”, comenta Daniela.
Serviço:
Abertura: 05 de junho, às 18h
Horários: segunda à sábado, das 14h às 19h
Endereço: Estúdio | Galeria Yankatu
Rua Professor Filadelfo Azevedo, 521 – Vila Nova Conceição
Qualquer dúvida estamos à disposição!
 

fonte: Jacarandá

Nenhum comentário: