concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Cultura Islâmica, a Imagem e a Palavra - palestra - Elizabeth Leone


Conduzida pela pesquisadora Elizabeth Leone, esta palestra é dirigida aos interessados em cultura e comunicação e a todos que queiram pensar na produção de imagens do ponto de vista antropológico, ou seja, a partir da história do homem.

O Brasil é herdeiro de tantas culturas e, dentre elas, destaca-se a Cultura Islâmica. 
Desde o dia 18 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, abriga a exposição Islã: Arte e Civilização, que se estende até 27 de março.
Nem sempre temos a oportunidade de ver um pequeno jarro de vidro soprado de duas cores dos séculos IX-X, proveniente do Museu Nacional do Irã, ou observar uma página do Sagrado Corão, com a surata de Maria, escrita em pele de gazela, do século IX, proveniente do Museu Nacional de Damasco.
A mostra acima referida apresenta fragmentos de arquitetura, manuscritos, iluminuras, peças de ourivesaria, cerâmicas, vestuário, etc. Ela reúne obras de diversos países de Cultura Islâmica, provenientes dos principais museus da Síria, do Irã e dos acervos da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes - BibliASPA e Casa das Áfricas.

Esta proposta se desdobra em dois eventos: o primeiro é um encontro sobre a Cultura Islâmica e o outro é a opção do passeio “por outros caminhos”. A palestra é sobre as raízes da Cultura Islâmica e sua vinculação com o divino – o termo “muçulmano” vem de muslim que significa “aquele que se submete a Deus”.
A aula inclui um breve histórico sobre o islamismo, com comentários e ilustrações de suas manifestações como arquitetura, pintura, cerâmica, etc.; sugere uma reflexão sobre a origem e a função das imagens e instiga a um debate milenar sobre a questão da primazia da palavra e a proibição das imagens, em algumas crenças.
Palestra: 
A Cultura Islâmica, a Imagem e a Palavra 
24/02/11, quarta-feira, 19:30.
R$ 55,00
CONFIRME SUA PRESESENÇA

Como desdobramento da palestraa conduzida poe Elisabeth Leone e, em parceria com a mesma em seu projeto "por outros caminhos", convidamos para um passeio pela cidade. Primeiro vamos para o centro da cidade, no Centro Cultural Banco do Brasil, a fim de percorrer a exposição Islã, Arte e Civilização. No caminho, aproveitamos para conversar com a pesquisadora sobre a Cultura Islâmica, sobre as obras expostas e sobre a caligrafia como forma de veicular a mensagem religiosa, pois há uma sala especial dedicada à mesma. Após visitarmos as salas expositivas e tomarmos um caezinho, continuamos nossa caminhada para conhecer uma mesquita em São Paulo, a Mesquita do Brás.
Para finalizarmos, vamos conhecer a obra do artista contemporâneo Hilal Sami Hilal. Ele é capixaba de origem síria e á em sua obra alguns elementos da cultura islâmica. Seus trabalhos recordam a caligrafia e os arabescos da arte do oriente médio e sua sofisticada construção de urdiduras lembram Musharabis - elementos vazados da arquitetura oriental.

Visita à exposição
01/03/11, terça-feira, das 13:30 às 18h.
R$ 90,00
CONFIRME SUA PRESESENÇA.
saída da Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370 - V.Mariana - SP casacontemporanea370@gmail.com
tel: (11) 2337-3015

O valor cobrado inclui acompanhamento de Beth Leone e o transporte.

Elisabeth Leone – breve currículo: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Especializada em História da Arte pela FAAP/SP; Curadora de Artes Visuais; Formada pela Faculdade de Direito Universidade de São Paulo (USP) e Formada em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy; pesquisadora do CISC, Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura PUC/SP.

obs: em anexo seguem formulários confirmar sua participação



--
Casa Contemporânea - Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Mariana
(11)2337-3015
casacontemporanea.multiply.com

Nenhum comentário: