concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 30 de abril de 2011

Márcio Pannunzio - GRAVURAS - de 4 a 20 de maio - Santos



exposição individual “Márcio Pannunzio – Gravuras”


A Galeria de Arte Braz Cubas do Centro de Cultura Patrícia Galvão exibirá de 4 a 20 de maio a mostra Márcio Pannunzio – Gravuras, com quarenta e cinco xilografias, quinze digigrafias e texto didático sobre a gravura em relevo. O contraste entre as duas técnicas será marcado pela diferença de escala: de um lado, as pequenas e delicadas xilos e de outro, as digigrafias de grande formato; as primeiras exigem um olhar próximo e acurado e as últimas, impactam a visão pelo tamanho e pela própria virulência das imagens.
As xilos foram feitas através da técnica da xilografia de topo, técnica de incisão a buril, em matrizes de madeira em disco, exigindo do artista grande precisão e virtuosismo. São obras figurativas de desenho minucioso e intrincado semelhantes às iluminuras – ilustrações religiosas medievais. Porém, diferentemente delas, sua contemplação não é fácil num primeiro momento. Isso, em parte por causa da informação visual excessiva, confundindo o olhar e, em parte, pela crueza dos temas abordados.
Já as digigrafias utilizam recursos de computação gráfica, envolvendo a manipulação digital de uma imagem – matriz, originalmente construída através do desenho a nankin ou da gravura xilográfica e a sua posterior impressão usando impressoras de jato de tinta de grande formato. Aqui, o expectador exercitará um outro olhar, diverso daquele usado na contemplação das xilos; um olhar à distância, que permita perceber integralmente os cenários retratados, ricos também de detalhes e de contundente carga dramática.  
Emoldurando e complementando a exibição, será exibido um texto didático ilustrado por fotos das várias etapas do processo criativo que possibilitará ao público uma melhor compreensão do trabalho do artista.
Márcio Pannunzio, que reside em Ilhabela desde 1989, é um dos gravadores brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais de gravura; participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. Ganhou prêmios doze vezes, entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing ( Suíça ), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition ( Canadá ) e no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” ( Espanha ). Esta será a segunda individual de Pannunzio na cidade, onde ainda participou de duas edições da Bienal de Santos.
O evento conta com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2010 e da Prefeitura Municipal de Santos.

Serviço: individual de gravuras de Márcio Pannunzio na Galeria de Arte Braz Cubas do Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, 2º piso, Vila Mathias, Santos
De 4 a 20 de maio, de segunda-feira a domingo, das 14h às 18h
Informações: 13 3226 8000

Nenhum comentário: