concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mostra Didática Sokúrov Oriental

 
 
27 de abril, 17:30

Exibição do filme: Elegia Oriental (1996, 45 min.)

Coordenação: Fabiola Notari

Erivoneide Barros     A Estética dos sonhos em Elegia Oriental

Esta comunicação pretende explorar, a partir da concepção de montagem proposta por Serguei Eisenstein, em 1941, no texto Palavra e Imagem, uma aproximação dos aspectos narrativos e visuais utilizados por Sokúrov, na constituição do filme Elegia Oriental, e a linguagem do inconsciente proposta pela teoria psicanalítica freudiana. Enfatizaremos os conceitos de “reprodução” e “imagem”, além do processo de transformação do conceito de tempo e espaço presentes nas duas obras.

Fabiola Notari     Entre o gravar e o revelar: vestígios de uma memória

A partir do filme Elegia Oriental, a artista propõe diálogos estéticos entre as escolhas audiovisuais do cineasta Aleksandr Sokúrov e sua produção artística, em particular, da série de gravuras em metal intitulada calígrafos (2007) e como em ambos os trabalhos é possível observar os conceitos de montagem criados por Serguei Eisenstein, cujo pensamento está diretamente ligado ao do ideograma.

Juliana Rosa     Paisagem vertical e o princípio da montagem em Elegia Oriental

Paisagem Vertical é um trabalho artístico autoral inspirado no contexto de produção das pinturas de paisagem e segue como uma atualização das formas de representação da natureza considerando a cultura visual japonesa um território fértil para o desenvolvimento de tal pesquisa. O trabalho também é permeado por parte da produção artística e teórica dos autores S. M. Eisenstein e Aleksandr Sokúrov: o primeiro, encantado pela solução ideogramática da língua japonesa e chinesa enquanto montagem para a construção de sua cinematografia; e o segundo, produzindo paisagens que afetam nosso sensório-motor por meio do audiovisual.


 

Nenhum comentário: