concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Márcio Pannunzio - GRAVURAS


A Secretaria da Cultura de Ilhabela apresenta a partir de 20 de abril a exposição “Márcio Pannunzio – Gravuras”, com xilogravuras e texto didático sobre gravura em relevo. O público poderá conferir a mostra de quinta-feira a domingo, das 9h às 18h. Já sexta-feira e sábado o horário é das 14h às 22h, na sede da Secretaria na Rua Dr. Carvalho, nº80, na Vila. O evento conta com apoio do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. 

“Serão apresentadas mais de vinte xilogravuras na sede da Secretaria da Cultura”

O artista é conhecido pelas técnicas da xilografia de topo, incisão a buril e em matrizes de madeira em disco, o que exige grande precisão. Márcio Pannunzio cria obras figurativas, de desenho minucioso semelhantes às iluminuras – ilustrações religiosas medievais. Porém, diferentemente delas, sua contemplação não é fácil num primeiro momento. Isso, em parte por causa da informação visual excessiva, que confunde o olhar. Nas palavras do crítico de arte e curador Paulo Klein, “as gravuras de Pannunzio são confeccionadas geralmente em pequenas dimensões, processadas a partir do entalhe no toco de topo e, com translúcidos papéis especiais, consistem em delicadas jóias, espécie de pérolas negras”. Emoldurando e complementando a exibição das xilogravuras, será exibido um texto didático ilustrado por fotos das várias etapas do processo criativo que vai possibilitar ao público uma melhor compreensão da técnica xilográfica Pannunzio. A exposição vai de 20 a 30 de abril. Outras informações pelo telefone (12) 3896-1747.

Sobre o artista

Márcio Pannunzio reside em Ilhabela desde 1989 e é um dos gravadores brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais de gravura; participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. Ganhou prêmios doze vezes, entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing (Suíça), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition (Canadá) e no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” (Espanha).
No Brasil foi premiado em trinta e sete ocasiões, entre elas, no 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea, na II Bienal da Gravura, na 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, entre outras. Mais informações sobre o artista nos endereços eletrônicos: www.marciopan.art.br, www.marciopannunzio.art.br e www.marciopannunzio.com.br.

Nenhum comentário: