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escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cultura e Teologia Yorùbá Comparada


Curso:
Cultura e Teologia Yorùbá Comparada
http://funaculty.blogspot.com/
funaculty@gmail.com
Aulo Barretti Filho 1
Histórico
O curso foi pioneiramente instituído e ministrado por Aulo Barretti Filho em São
Paulo de 1979 a 1985, na “ACACAB” - Associação Casa de Cultura Afro-Brasileira, uma
organização destinada a cultura afro-brasileira. Nesse mesmo período fomos colunista de
religião na “Revista Ébano” com inúmeros artigos inéditos e pioneiros, em língua
portuguesa.
Em 1983, o curso também foi ministrado no SESI, como Extensão Cultural e em
1984 o curso foi laureado pela Assessoria para Assuntos Afro-Brasileiro da Secretaria de
Estado da Cultura de São Paulo, através do Assessor Ari Cândido Fernandes.
Fundamos em 1985 a Funaculty - Fundação de Apoio ao Culto e Tradição Yorùbá
no Brasil, e ministramos o curso reformulado e estendido entre 1986 e 1992. A “Funaculty”
foi extinta em 1993.
Retomamos, com novas formatações, em 1998 e ministramos até no 1º semestre de
2006, em salas convencionais de aulas (extracurriculares).
Durante todos esses anos, na qualidade de “professor”, pesquisador e especialista no
tema, fui convidado a ministrar aulas especiais em seminários, congressos e palestras em
universidades e afins, tendo sempre em conta que foi à aceitabilidade deste nosso curso que
nos permitiu e continua nos permitindo a transmitir o que pesquisamos, tanto que,
renomados intelectuais e sacerdotes passaram pelas cadeiras deste curso e a eles se referem
em seus escritos e/ou em comunicações.
O meio acadêmico brasileiro intitulou estas ações construídas a partir dos anos 80
como: africanização ou reafricanização das religiões de matriz africana de São Paulo,
todavia, o chamamos como: “O inicio da reafricanização como movimento social” 2.
1 Pesquisador e professor da religião tradicional Yorùbá e da afro-brasileira. Babalòrìsà do candomblé Ilé Àse
Ode Kitálesi (em São Paulo, Brasil) e Asojú Oba Alákétu (em Kétu no Benin).
2 “Dall’oralità alla scrittura - La Riafricanizzazione”. Aulo Barretti Filho. In Bruno Barba (org.). La Voce
Degli Dei, Gênova, Cisu, 2010.
FUNACULTY
1985-2011
Objetivos e Justificativas
Entre os povos africanos que sofreram com o processo da escravatura, os da etnia
Yorùbá foram um dos quais aportaram no Brasil Colônia; e trouxeram como única
bagagem permitida, para uma viagem não desejada, suas memórias, entre as quais, a sua
cultura e religião tradicional.
O conjunto étnico religioso formado na diáspora brasileira se denominou (entre
outros) Candomblé, o qual chamado Kétu é o afro-descendente da etnia Yorùbá, que se
tornou padrão para essa “nova” religião brasileira e que através desta origem e com “novas
formatações”, chegamos ao formato atual da religião.
Este curso se propõe a analisar e averiguar a cultura e religião tradicional Yorùbá e
sua afro-descendente o Candomblé Kétu e dessa maneira traçar comparações, por analogias
ou não, tentar explicar o porquê e o porquê do modus-operandi da forma atual.
Para chegarmos a tais conclusões devemos conhecer: desde a geografia política e
étnica da África, dos tempos remotos aos atuais, passando pelo processo da escravatura e
suas conseqüências socioculturais, na vida dos negros africanos e nos da diáspora.
Conhecer o modus-vivendi do Yorùbá africano, transportar e comparar com o modo
religioso brasileiro é vital para entender a religião do Candomblé e assim, tentar desvendar
suas complexas tramas. Questões africanas yorùbá tais como: a oralidade, a palavra, o
poder, a ancestralidade e outras, devem ser reconhecidas e comparadas ao sistema religioso
criado no Brasil. Desta forma, nos motivando a estudar para também entender seus ritos,
suas divindades, seu oráculo, entre outros, assim iremos compreender sua perpetuação e
enraizamento em solo brasileiro e com isso se tornando uma forma única e autentica de
manifestação cultural e sociorreligioso de origem Yorùbá: o Candomblé chamado Kétu.
Curso impar, didaticamente formatado para compreensão e acompanhamento tanto
para religiosos ou leigos, mesmo para com os de pouca instrução formal, universitários ou
ainda estudiosos e pesquisadores do assunto. Com uma forma única e semelhante aos
cursinhos “pré-vestibular” e, aos famosos africanos contadores de estória e historia,
pretende-se levar este curso de forma amistosa, agradável e produtiva como a mais de trinta
anos fazemos e que parece com relativo sucesso e reconhecimento não só de ex-alunos
como também nos meios religiosos e acadêmicos, em áreas tais como a Antropologia e
Sociologia da USP, PUC e afins, e também citados por autores renomados em suas obras
especializadas. Fato inédito para um autodidata, além de escrever um artigo, organizamos a
coletânea - Dos Yorùbá ao Candomblé Kétu: Origens, Tradições e Continuidade, publicada
pela Edusp em 2010.
Com uma nova roupagem e inserido de novos ou renovados conceitos e ainda com
dados de pesquisas recentes, o curso tornou-se mais abrangente, dinâmico e atualizado e
continua mantendo suas características de “rigorosidade cientifica e teor acadêmico”,
todavia sem perder sua principal virtude: “ser um curso que fala dos assuntos dos quais os
educandos querem e exigem que se explane, comente e debata-se de uma forma fácil.”, que
assim escolheram para enriquecer seus conhecimentos, não como um curso curricular e
FUNACULTY
1985-2011
obrigatório e sim, livre e prazeroso, e que se diga com esta ótica, o que os educandos
querem escutar por opção e/ou por fé.
Programa – Módulo I
Inscrição
De 01 de maio a 20 de julho só por e-mail.
Forma de Inscrição
Enviamos uma ficha de inscrição simples e o número da agência e conta. Você preenche
nos envia por e-mail junto ao comprovante de depósito de R$ 60,00 que serão abatidos do
valor total do curso.OBS: Caso desista este valor não será devolvido.
Carga Horária
Módulo I – 36 horas
3 meses (segunda-feira das 19 às 22 h)
Aulas de 3 horas uma vez por semana
Com áudio-visual.
N.º.
Aula
Tema Descrição
1ª O Curso
Apresentação do curso e dos alunos.
O “sagrado” duvidoso da etnografia.
Bibliografia de apoio.

Geografia e Grupos
Étnicos
África, Costa da Guine e Nigéria
Distribuição Étnica dos Yorùbá
3ª Escravidão e Diáspora
Guerras entre Reinos. O Trafico Negreiro e os Ciclos da
Escravatura
4ª Nação Conceito de Nação e Etnicidade
5ª Os Yorùbá 1 Cidade, Família, Língua e Mensuração do Tempo
6ª Os Yorùbá 2 As Classes Sociais
7ª Os Yorùbá 3 A Sociedade e o Rei / O Egbé e o Candomblé
8ª Cosmovisão Como o Homem “Cria as Divindades”
9ª Cosmologia Conceito de Òrun e Àiyé
10ª Cosmogonia Olódùmarè e os Imalè /O Odù–Òrìsà
11ª O Àse 1 A Força Vital
12ª O Àse 2 O àse e suas múltiplas faces
FUNACULTY
1985-2011
Período
Agosto, setembro e outubro de 2011
Local
Associação Cultural Cecília
R. Vitorino Camilo, 449 – Santa Cecília
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
http://www.cecilia.org.br/
Estacionamento próximo.
Público-Alvo
Máximo de 20 participantes, a partir de 18 anos de idade de qualquer condição social, etnia,
deficiência, gênero, domicílio e ocupação. Estudiosos da cultura e religião yorùbá e/ou do
Candomblé, universitários, professores, religiosos e interessados na implementação da Lei
no. 10.639/93.
Investimento
R$ 900,00 à vista (10% de desconto)
R$ 945,00 em 3x (5% de desconto)
R$ 1.000,00 em 6x
Contato p/ Inscrições
Pedro Neto
funaculty@gmail.com
(11) 9801-6687 vivo
(11) 7869-2150 nextel
ID: 84*105213
OBSERVAÇÕES:
- Entregamos certificado ao final do curso;
- Emitimos recibo.

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