concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

FESTIVAL DE PRESÉPIOS 2011 ABRE AS INSCRIÇÕES


FESTIVAL DE PRESÉPIOS 2011 ABRE AS INSCRIÇÕES

Apresentamos a você o projeto Festival de Presépios 2011 - Rio de Janeiro, o maior evento do gênero em todo mundo, inclusive com registro no Guiness World Records (em processo administrativo de conferência) como maior Festival de Presépios em tamanho grande do planeta.

Desde 2009, o projeto reúne obras de artistas plásticos não só do Rio de Janeiro como também de diversos estados brasileiros, como forma de mostrar a pluralidade e a diversidade das nossas artes e de nossos artistas.

Em 2010, o projeto se tornou um fenômeno na cidade do Rio de Janeiro, com participação maciça de moradores tanto dos bairros considerados mais nobres, como de comunidades carentes. O principal pólo do projeto foi o Jardim de Alah, em Ipanema, local de convergência de vários bairros importantes e de fácil acesso para toda a cidade. Além do Jardim de Alah, os presépios foram expostos em diversos bairros do Rio de Janeiro, inclusive em comunidades de baixa renda.

O evento resgatou o verdadeiro espírito natalino e uniu a cidade em torno de um tema que sensibiliza a todos, mostrando, além da diversidade cultural de nosso país, novas técnicas e as diferentes leituras de cada artista participante sobre o tema.

É com esse espírito que nossa curadoria, formada por notáveis personalidades ligadas ao mundo das artes, sugeriu que, neste ano de 2011, aumentássemos a participação dos outros estados brasileiros no evento, com a presença efetiva de grupos de artistas regionais formando agrupamentos de presépios por localidade. O evento se revela como uma excelente oportunidade de divulgar as particularidades artísticas e culturais de cada estado, como também, proporcionar um intercâmbio cultural na área das artes plásticas.

O Festival de Presépios tem como parceiros a Rede Globo de televisão, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Governo do Estado e a Prefeitura, que abraçaram o evento e nos ajudaram a enriquecê-lo ainda mais. O projeto foi considerado pela mídia como o evento sócio-cultural mais abrangente que já aconteceu em nossa cidade, com grande visibilidade nacional e internacional. Só de mídia espontânea, o projeto gerou mais de 10 milhões de reais no ano de 2009, valor que cresceu 50% em 2010 (15 milhões de reais).

O Rio de Janeiro conseguiu nesses últimos anos retomar sua condição de pólo difusor de cultura, já que o mundo está voltado para a cidade que sediará nos próximos anos os maiores eventos esportivos do mundo.

A organização do Festival de Presépios 2011 – Rio de Janeiro, disponibilizará para cada artista plástico selecionado a importância de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), para transporte e instalação de seu presépio, dentro das regras estabelecidas no Regulamento da exposição, como também, disponibilizará passagens aéreas para os artistas residentes em outros estados, ficando por conta do participante as demais despesas, como hospedagem, diárias, transporte da obra, etc.

As inscrições deverão ser realizadas no site do evento www.festivaldepresepios.com.br entre 3 de junho de 2011 e 31 de julho de 2011.

O Regulamento do Candidato a Expositor e o Formulário Eletrônico de Inscrição estão à disposição no site do evento.

Participe mostrando sua arte na maior exposição de arte contemporânea de rua do mundo!
Aguardamos sua inscrição!

Equipe do Festival de Presépios 2011 – Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: