concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CURTO CIRCUITO IMPOSSÍVEL - Rodrigo Machado



LABORATÓRIO DAS ARTES TRAZ A MOSTRA CURTO CIRCUITO IMPOSSÍVEL

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 25 de junho (sábado), a partir das 20 horas, a mostra Curto Circuito Impossível, de Rodrigo Machado, que reúne obras produzidas especialmente para a mostra do artista paulistano. 
Curto circuito impossível é um termo utilizado pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek em seu livro A Visão em Paralaxe para descrever uma situação onde cria-se uma ilusão de que dois universos distintos teriam a capacidade de encontrar-se e, dessa forma, interagirem.
Trata-se da ilusão transcendental como foi chamada pelo também filósofo Immanuel Kant, que a define como um jogo que persiste mesmo quando todos os sujeitos envolvidos têm consciência de que o objeto pressuposto não é real.
E é baseado nesses conceitos que Rodrigo Machado desenvolve seu trabalho. O artista produz peças que superam as barreiras da criação plástica individual: a obra de arte final é o resultado do encontro de universos paralelos seja em sua técnica ou em seu suporte.
As duas consciências giram em torno do mesmo eixo, como se fossem lados opostos da mesma moeda, materializando linguagens subjetivas no mesmo objeto. O artista apresenta nesta exposição algumas peças que refletem a problemática proposta por este pensamento filosófico contemporâneo.
Rodrigo Machado, nascido em São Paulo, é formado em artes plásticas pela FAAP e desde 1996 trabalha com criação, produção e montagem de Cenografia em Cinema,Teatro, Exposições, Shows e Eventos. É coordenador do projeto Artelieco – Arte e Design Sustentável (www.artelieco.blogspot.com) desde março de 2010. Atualmente, o Artelieco se transformou em um “braço-ECO” do Estúdio Buriti, onde é sócio-diretor,(www.estudioburiti.com.br).
Na Linguagem Artística, desenvolve trabalhos em Pintura, Fotografia, Escultura, Colagem e Gravura. Dentre seus trabalhos, destacam-se, dentre outros trabalhos, a cenografia no videoclipe da Banda Atlanta, Produção ECAQ, realizada em 2010 (ver http://www.youtube.com/watch?v=RiY-dNInJOY); como assistente de Diretor de Arte, pode-se conferir “Bom dia Eternidade”, uma produção Visceral, com direção de Rogério de Moura, em 2005 (http://www.youtube.com/watch?v=JOioz4-el9s&feature=related);
Dentre diversas exposições individuais e coletivas que tem participado, neste ano apresentou-se na Virada Cultural de São Paulo, com o Projeto Urban Trash Art e no Ateliê Renata Sandoval.

Serviço

Exposição: Curto Circuito Impossível, de Rodrigo Machado
Abertura: dia 25 de junho, às 20 horas
Visitação: 25 de junho a 29 de julho de 2011
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Nenhum comentário: