concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Salão Xumucuís de Arte Digital


Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital - Inscrições e informações para o artista

A arte digital, gerada por novas plataformas computacionais, já tem presença marcante em todos os grandes salões de arte e exposições no mundo inteiro desde os anos 1980, adquirindo novas perspectivas na última década com revolução digital que tomou conta da contemporaneidade.
No Brasil há 10 anos já existem eventos artísticos específicos de arte e tecnologia, porém no Pará ainda existia esta lacuna. O site Xumucuís, especializado em artes visuais, patrimônio artístico/histórico e museus, elaborou e aprovou o projeto para realizar o Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital, exposição exclusiva para arte digital e convergências entre arte e tecnologia.
Comissão de seleção:
Alberto Bitar
Flavya Mutran
Orlando Maneschy
Ramiro Quaresma
Roberta Carvalho

Inscrições até 25 de julho de 2011
Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital
91 8239 2476 ou
xumucuis@gmail.com
www.xumucuis.wordpress.com


GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

GANHO PARA SELECIONADOS: O Salão selecionará 30 trabalhos para compor a exposição do Salão e premiará 05(cinco) trabalhos entre os selecionados com prêmios de 2 (dois) mil reais.

CUSTOS OPERACIONAIS: Após o resultado, os artistas devem entrar em contato com a produção do Salão para envio de material em alta resolução para a montagem do Salão.

EDITAL

I Apresentação
1.1 O I Salão Xumucuís de Arte Digital, realizado pelo site xumucuis.com.br, em parceira com a E2PIRAL Multimeios, tem com objetivo selecionar e premiar trabalhos em arte digitalpara exposição na Sala Valdir Sarubbi do Museu Casa das Onze Janelas (Belém, Pará, Brasil)no período de 18 de agosto a 18 de setembro de 2011.
II Objetivo
2.1 O I Salão Xumucuís de Arte Digital tem o objetivo de incentivar e premiar a criação em ambiente digital, contribuindo para o fomento de produção de arte em novas tecnologias para artistas visuais brasileiros e, principalmente, paraenses.
2.2 O I Salão Xumucuís de Arte Digital é de tema livre para obras criadas em ambiente digital ou que dialoguem com as novas tecnologias e as hipermídias contemporâneas.
III Seleção
3.1 O Salão selecionará 30 trabalhos para compor a exposição do Salão e premiará 05 (cinco) trabalhos entre os selecionados com prêmios de 2 (dois) mil reais.
3.2 Pelo menos 01 trabalho, no mínimo, entre os premiados, deve ser de artistas naturais ou residentes no estado do Pará como forma de fomentar a criação artística em ambiente digital no estado.
3.3 Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:
3.3.1 vídeo-arte: obras audiovisuais com até 10 minutos de duração;
3.3.2 vídeo-instalação: obras de instalação artística que utilizem recursos digitais e/ou audiovisuais;
3.3.3 vídeo-objetos: objetos tridimensionais que em sua composição utilizem aparato eletro-eletrônico e/ou audiovisual;
3.3.4 projeções urbanas: trabalhos de intervenção artística com projeções multimidia emespaço público. Os trabalhos devem ser propostos para execução durante o período de exposição do Salão;
3.3.5 web-arte: propostas de sites, blogs, mídias sociais, entre outros, com reflexão artística epoética.
3.3.6 gravura digital: imagens criadas e/ou manipuladas em ambiente digital em qualquer software disponível para design gráfico;
3.3.7 vídeo-performance: performances artísticas que contenham em seu processoutilização de novas tecnologias digitais para serem, preferencialmente, apresentadasdurante o Salão.

3.4 Após o resultados os artistas devem entrar em contato com a produção do Salão paraenvio de material em alta resolução para a montagem do Salão.
IV Inscrição
4.1 As inscrições serão feitas pelo site xumucuis.com.br em formulário on-line, com suportepara upload de arquivos e links dos trabalhos. Cada candidato poderá inscrever até 03 (três)obras/projetos.
4.2 O período de inscrição para o I Salão Xumucuís de Arte Digital será de 15/06 a 25/07de 2011. A ficha de inscrição on-line ficará no ar até as 00h00 do dia 25/07. Mais informações devem ser solicitadas pelo e-mail xumucuis@gmail.com ou adicionando @xumucuis na mídia social.
V Comissão Julgadora de Seleção e Premiação
5.1 A Comissão de seleção e premiação do I Salão Xumucuís de Arte Digital será composta pelos seguintes membros:
Orlando Maneschy, doutor em semiótica, curador independente e professor
Flavya Mutran, mestre em artes e fotógrafia
Alberto Bitar, fotógrafo e editor de vídeo
Roberta Carvalho, designer e artista visual
Ramiro Quaresma, curador do I Salão Xumucuís de Arte Digital

VI Disposições Gerais
10.1 É proibida a participação de membros das empresas promotoras e patrocinadoras do projeto, assim como de parentes dos membros da equipe de organização, comissão de seleção e premiação.
10.2 Os trabalhos a serem inscritos não necessitam ser inéditos.
10.3 As gravuras digitais impressas por ocasião do Salão serão incorporadas ao acervo do site Xumucuís, porém não serão expostas se a devida autorização dos artistas. Os objetivos que foram montados com recursos do Salão serão incorporados ao acervo do site Xumucuís porém não serão expostas se a devida autorização dos artistas. Os objetos montados com recursos do próprio artista serão devolvidos ao mesmo ao fim da exposição.
10.4 A divulgação dos premiados e selecionados será feita pelo site do Salão. Em caso de desistência do artista em participar ou de sua não localização no prazo de sete (7) dias ficará automaticamente cancelada a participação do artista.
10.5 A comissão de seleção e premiação é soberana para definir o resultado final da mostra e a inscrição do candidato importa em aceitação de todas as condições propostas nopresente regulamento.
Ficha de inscrição
Edital

Nenhum comentário: