concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 26 de julho de 2011

Funarte promove oficina gratuita sobre acervos fotográficos


Funarte promove oficina gratuita sobre acervos fotográficos

Vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 2 de agosto

Pedro Vasquez ministra oficina sobre acervos fotográficos no Rio – Foto: Divulgação
Nos dias 3 e 4 de agosto, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza a oficina gratuita “O Uso Criativo de Acervos Fotográficos”. O curso terá nove horas de duração e será ministrado pelo professor Pedro Vasquez, no Museu da Imagem e do Som, na Praça XV, no Rio de Janeiro. Poderão participar estudantes, fotógrafos, curadores, historiadores, museólogos, arquivistas, profissionais de preservação de acervos e de áreas afins.
A oficina tem como objetivo demonstrar como o trabalho de curadoria de exposições, da edição de livros e da produção de obras audiovisuais com peças pertencentes a acervos fotográficos, tanto público quanto particulares, pode ser tão criativo quanto a própria prática fotográfica. Serão analisadas a vertente institucional da fotografia, que diz respeito aos profissionais que cuidam de coleções constituídas, e a vertente independente, relativa aos profissionais autônomos.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar para ccpf.cursos@gmail.com. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 2 de agosto.
Sobre o professor
Pedro Vasquez é escritor, fotógrafo e autor de 23 livros. Formado em Cinema pela Université de la Sorbonne e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, é diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói (RJ). Na década de 1980, foi responsável pela criação do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Ficha de inscrição (baixe aqui)
“O Uso Criativo de Acervos Fotográficos”
Com o professor Pedro Vasquez
3 de agosto, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
4 de agosto, das 13h30 às 16h30
Local: Museu da Imagem e do Som
Praça XV – Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Fundação Nacional de Artes – FUNARTE

Nenhum comentário: