concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fábricas de Cultura - SEC São Paulo


Temporada de matrículas e workshops nas Fábricas de Cultura começa em janeiro de 2012
Quem mora na Zona Leste de São Paulo tem dois motivos para visitar em janeiro as Fábricas de Cultura mantidas pelo Governo do Estado em Sapopemba, Vila Curuçá e Itaim Paulista. O primeiro é que será aberto o processo de matrículas para novos alunos, em vários ateliês de iniciação artística. O segundo motivo é que, no mesmo período em que acontecem as inscrições, haverá também aulas abertas nas quais a comunidade poderá “degustar” à vontade as atividades promovidas pelas Fábricas. Tanto o período de matrículas quanto os workshops acontecem até 30 de janeiro de 2012.

Projeto da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, as Fábricas de Cultura oferecem cursos de música, dança, teatro, circo, artes plásticas, multimeios e xadrez, em várias modalidades. Além disso, elas promovem shows e apresentações culturais nos fins de semana em que as estrelas são os artistas do próprio bairro. Todas as atividades oferecidas são gratuitas.

Quem deseja se matricular precisa apenas comparecer à Fábrica escolhida com RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de residência. Cada unidades tem cerca de 1.200 vagas disponíveis. Já para participar dos workshops basta ir a uma das Fábricas nos horários das aulas – de terça a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Não é preciso se inscrever previamente; as vagas são preenchidas a cada turno de acordo com a ordem de chegada.

Sobre as Fábricas
O objetivo do programa Fábricas de Cultura é promover a participação de jovens de distritos vulneráveis da capital em atividades artísticas e culturais que contribuam para seu desenvolvimento e inserção sociocultural. As Fábricas são prédios modernos, com cerca de 8 mil metros quadrados, com salas de aula, biblioteca, teatro com capacidade para 300 pessoas, totalmente equipadas. Além das unidades já inauguradas em Vila Curuçá, Sapopemba e Itaim Paulista, a Secretaria de Estado da Cultura em breve inaugurará as unidades do Jardim São Luis e Vila Nova Cachoeirinha, e está construindo mais seis, nos bairros de Cidade Tiradentes (zona leste); Brasilândia, Vila Nova Cachoerinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul).
ENDEREÇOS:
Fábrica de Cultura Sapopemba
Rua Augustin Luberti, nº 300 com a Rua André Thevet, s/n.
Fone: 2012.5803

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500.
Fone: 2025.1991

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, s/nº.
Fone: 2016.3316








O Programa Cultura e Cidadania para a Inclusão Social - PCCIS: Fábricas de Cultura está sendo implantado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio de contrato de empréstimo firmado entre o Governo do Estado e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O Programa propõe ações direcionadas a crianças e jovens, de 7 a 19 anos, moradores em áreas socialmente críticas da Capital. A partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, desenvolvido pela Fundação Seade e composto por variáveis que influem nas condições de vida dos jovens, foram selecionados os seguintes distritos:  Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá (zona leste); Brasilândia, Cachoeirinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luiz (zona sul).
Para reforçar os laços com a comunidade, o Programa prevê ações realizadas por intermédio de ONGs e associações socioculturais presentes naquelas localidades, as EAs (Entidades Associadas). Numa cooperação entre Estado e Município, serão realizadas programações em parceria com os CEUs e, no médio prazo, também serão construídos espaços próprios, os CFC - Centros Fábricas de Cultura, com salas de aula, auditório, espaço expositivo, centro de documentação e biblioteca.
As disciplinas artísticas a serem desenvolvidas no transcorrer do Programa são: música, artes visuais, artes cênicas, multimídia e literatura. A partir de dois eixos básicos – a relação entre cidadania e cultura e a formação continuada dos arte-educadores para a manutenção da qualidade do Programa –, a Coordenação Artístico-Pedagógica do Programa elegeu a partir de 2007, o desenvolvimento de atividades que privilegiem o corpo – equipamento básico da expressão humana – por meio da integração entre as linguagens do teatro, da dança, do circo e da música.
Estruturadas em oficinas contínuas, com duração de seis meses, essas atividades culminarão em um espetáculo por distrito no fim de cada ciclo.
Na dinâmica deste processo, estará permanentemente presente a reflexão sobre as questões de sociabilidade dos grupos e de formação do cidadão.
Os resultados das atividades culturais e das ações de implantação do Programa serão monitorados e avaliados constantemente, garantindo a possibilidade de revisão de planejamento e a comprovação dos benefícios gerados para os participantes e para a população geral dos distritos.
Conheça as Fábricas de Cultura que já estão em funcionamento: Sapopemba, Vila Curuçá e Itaim Paulista.
Unidade de Formação Cultural (UFC)
Diretora:
 Ana Flávia Souza Leite Mannrich 
Tel.: (11) 2627-8053



Fonte: Assessoria de imprensa – SEC – Secretaria de estado da Cultura – São Paulo 

Nenhum comentário: