concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

5ª edição do prêmio IDEA

inscrições
até 02/03/2012
Em 2012 o prêmio chega à 5ª edição com a missão de divulgar o design brasileiro em âmbito mundial. Em edições passadas, empresas como Electrolux, Havaianas, Embraer e Fiat foram premiadas. Além disso, o retorno para os ganhadores é muito grande, principalmente para autônomos e estudantes.
As inscrições para o prêmio estão abertas até 2 de março e gostaríamos de contar com o seu apoio para divulgá-las em seu blog em uma cross promotion.
critérios de julgamento
O julgamento do IDEA/Brasil será baseado nos seguintes critérios de excelência de desenho industrial. A estes critérios serão alocados pesos pelos jurados de acordo com as categorias:
1. Inovação: design, experiência, fabricação;
2. Benefícios ao usuário: performance, conforto, segurança, facilidade de uso, interface com o usuário, ergonomia, funções e acesso em geral, qualidade de vida, preço;
3. Responsabilidade: Benefícios para a sociedade, meio ambiente , cultura e economia (melhoria da acessibilidade a uma maior percentagem da população; melhora das necessidades básicas das populações de baixa renda; reduz as doenças; melhora a competitividade; gera riqueza; melhora a qualidade de vida; apoio à diversidade cultural; melhora a eficiência energética; durabilidade; efeitos do ciclo de vida do produto sobre o meio ambiente; utiliza materiais de baixo impacto em todo e em seu processo de clico de vida; projetado para reutilização / reparação / reciclagem; aborda questões de toxicidade; o uso de material reduzido e redução de resíduos.
4. Benefícios ao cliente:
lucratividade, aumento de vendas, reputação da marca, motivação do público interno;
5. Apelo visual e estética apropriada;
6. Testes de funcionalidade, fatores emocionais, necessidades não satisfeitas, rigor, confiabilidade (categoria Pesquisa em Design); e
7. Fatores internos e métodos, valor estratégico e implementação (categoria estratégia de Design).
processo de inscrição
A inscrição on-line será válida para ambas as fases do julgamento, contudo, de acordo com os critérios expostos anteriormente, em algumas categorias, os
Candidatos que forem selecionados serão convidados a apresentar uma amostra física de seu Trabalho para que ele possa ser melhor avaliado durante a segunda fase do julgamento. Em outras categorias, os Finalistas serão convidados a apresentar vídeos, modelos em escala, protótipos, fotografias adicionais, folhetos com especificações complementares sobre o produto ou projeto, ou outras informações que se fizerem necessárias.
Todas as informações pertinentes ao Prêmio e às inscrições em suas diferentes fases podem ser encontradas na íntegra no site.
Antes de realizar sua inscrição on-line, consulte a relação de categorias e escolha a mais apropriada para o seu projeto ou produto. Confira se você está de posse
de todas as informações necessárias para sua inscrição, incluindo:
Uma relação completa dos autores do design e de seus clientes, incluindo endereços completos, telefones e e-mail.
julgamento
O julgamento será às cegas: nem os designers, nem seus nomes, nem os nomes das empresas, podem aparecer nos materiais de inscrição. O Candidato que desrespeitar esta regra será desclassificado imediatamente. Os nomes ou marcas de fabricantes/ clientes podem aparecer apenas se forem parte integrante do produto ou projeto.
premiação
De 03 a 11 de março de 2012, os Jurados farão uma seleção dos produtos e projetos inscritos que passarão à segunda fase do julgamento. Todos os Candidatos selecionados para a segunda fase deverão responder à notificação por telefone, e-mail ou correio, e enviar o material complementar solicitado até o dia 27 de março de 2012, para estarem habilitados a participar da segunda fase do julgamento.
Caso o Candidato selecionado para a segunda fase deixe de atender às solicitações feitas pela Organização dentro do prazo estabelecido, a sua candidatura poderá
ser anulada e, neste caso, a Organização poderá reavaliar as notas e escolher um novo Candidato para participar da segunda fase.
normas gerais
A Premiação está sujeita às Regras Oficiais contidas neste documento, e às seguintes Normas Gerais:
Ao participar da Premiação, os Candidatos concordam em cumprir todas as Regras Oficiais e Normas Gerais constantes deste documento e, independentemente de ser
membro ou não da IDSA, respeitar seu código de ética profissional, apresentado no site da entidade. Todas as decisões da Organização do IDEA/Brasil são soberanas e irrecorríveis, e se aplicam a todos os projetos e produtos inscritos. Os Candidatos concordam em renunciar ao direito de entrar com recurso com base em hipotéticas ambigüidades presentes nesta Premiação ou nestas Regras Oficiais, exceto quando tal renúncia estiver proibida por lei.
Maiores informações no regulamento.

Objeto Brasil
Rua Natingui, 1148 - Vila Madalena

São Paulo SP Brasil

Fontes:  Rafael Rautha - Associação Objeto Brasil - São Paulo SP Brasil / Vitruvius 

Nenhum comentário: