concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fundação Cultural de Itajaí (SC) - Edital de Ocupação - 2012

Fundação Cultural de Itajaí (SC) - Edital de Ocupação - 2012

A Fundação Cultural de Itajaí (SC) recebe até 17/02/12 inscrições de artistas brasileiros e estrangeiros interessados em expor seus trabalhos nas galerias da Fundação Cultural e da Casa da Cultura, além do Átrio do Paço Municipal. Os dossiês enviados serão analisados pela Comissão Consultiva de Artes da Casa da Cultura.


Confira o edital completo:

1 – PARTICIPAÇÃO
1.1 A Comissão Consultiva de Artes dos espaços de exposições da Fundação Cultural de Itajaí torna público que se encontram abertas de 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012, das 9 horas às 19 horas, impreterivelmente, as inscrições para artistas interessados em
expor seus trabalhos durante esse ano, em qualquer modalidade no campo das artes visuais.
1.2 Poderão pleitear espaço para exposição artistas brasileiros e estrangeiros.
1.3 A Comissão Consultiva de Artes avaliará as propostas que deverão estar dentro das categorias coletiva ou individual.
2 – INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições serão feitas mediante o envio pelo artista de dossiê organizado em apenas uma pasta, contendo os seguintes documentos:
2.1.1 Carta dirigida à Direção de Artes e da Casa da Cultura Dide Brandão, da Fundação Cultural de Itajaí, solicitando a inscrição e contendo dados pessoais como: formação, endereço completo, telefone, relação de exposições individuais, coletivas, participação em
salões e premiações (se houver);
2.1.2 Fotocópias de catálogos, certificados e reportagens que comprovem a atividade artística;
2.1.3 Textos críticos (se houver);
2.1.4 Cinco a dez fotos coloridas no tamanho de 18 x 24 cm de obras recentes;
2.1.5 Projeto detalhado e encaminhado aos membros da Comissão Consultiva, com identificações referentes ao título, técnica, dimensões, data em que foram criadas as obras e sugestão de período para a realização (que estará sob consulta da Comissão);
2.1.6 As correspondências de inscrição devem ser encaminhadas via correios ou pessoalmente. Se caso for enviada por meio postal, estas deverão ter sido postadas até do dia 17 de fevereiro de 2012.
2.2 No caso de vídeo-arte e performances, estes deverão ser apresentados por meio de cópias em DVD ou CD ROM.
2.3 Para arte pública, o artista deverá enviar foto, projeto da obra e/ou proposta, quando estas compreenderem instalações, intervenções ou multimídias.
2.4 O envio de propostas para avaliação implica na aceitação integral dos itens deste
Edital.
2.5 As propostas deverão ser encaminhadas para o endereço provisório da Casa da Cultura Dide Brandão – Proposta de exposição: Rua Tubarão, n° 305, Bairro Fazenda - Itajaí, SC – CEP: 88301-470
3. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS
3.1 A Comissão Consultiva de Artes fará a análise de todas as propostas enviadas.
3.2 Os dossiês julgados insuficientes ou contrários aos critérios estabelecidos neste edital não serão aceitos.
3.3 Os dossiês submetidos à análise só serão devolvidos mediante solicitação do artista na inscrição. A Fundação Cultural de Itajaí não se responsabiliza por possíveis extravios ou danos no material da inscrição e obras de arte.
3.4 As decisões da Comissão Consultiva serão soberanas e irrevogáveis.
4. RESULTADO DA SELEÇÃO
4.1 O resultado da seleção será comunicado por meio de mídia impressa e digital (e-mail), no blog da Casa da Cultura Dide Brandão, endereço: http://www.casada cultura.wordpress.com e, no Diário Oficial do Município: http://www.itajai.sc.gov.br.
4.2 A Comissão Consultiva de Artes determinará o espaço em que a exposição de cada artista será realizada, ou seja, na Galeria Municipal de Arte, no Átrio do Paço Municipal, nas Galerias da Casa da Cultura Dide Brandão (em número de duas) ou, no caso de arte
pública e intervenção, a Comissão estudará o local que abrigará a proposta.
5. CONDIÇÕES DE EXPOSIÇÃO
5.1 – A Fundação Cultural de Itajaí disponibiliza aos artistas:
5.1.1 – Espaço físico para a realização da exposição definido pela Comissão Consultiva;
5.1.2 – Produção e envio digital do convite (divulgação virtual) da exposição;
5.1.3 – Entrega de convites impressos para autoridades e convidados especiais;
5.1.4 – Divulgação em diferentes veículos de comunicação;
5.1.5 – Cerimônia de abertura.
5.2 A montagem e desmontagem da exposição serão feitas pelo(s) artista(s) e/ou responsáveis, juntamente com a equipe da Direção de Artes e Casa da Cultura Dide
Brandão.
6. DA CURADORIA
6.1- A curadoria da exposição será feita por um curador nomeado pelo artista ou pela Direção de Artes e da Casa da Cultura Dide Brandão.
7. DEVERES DO ARTISTA
7.1 O artista deverá:
7.1.1 – Cumprir todos os compromissos assumidos;
7.1.2 – As obras a serem expostas deverão ser entregues até sete dias anteriores à data da mostra à equipe da Direção de Artes e da Casa da Cultura Dide Brandão;
7.1.3 – As obras deverão ser retiradas até sete dias após o término da exposição, caso contrário, serão encaminhadas à Comissão Consultiva para decidir o seu destino;
7.1.4 - Os preços de venda das obras expostas constarão em tabelas elaboradas e assinadas pelos artistas, não podendo as mesmas serem alteradas durante o transcurso da exposição.
7.1.5 - As vendas das obras serão realizadas diretamente pelo artista ou seu representante credenciado.
7.1.6 – Em caso de possíveis doações, a Comissão Consultiva poderá recusá-la, quando assim julgar correto, a fim de evitar uma doação que seja de difícil manutenção ou qualquer outro aspecto que possa comprometer o acervo.
8. DAS OBRAS
8.1 O encaminhamento e o transporte das obras (ida e volta) serão de responsabilidade do artista.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Em quaisquer dúvidas ou divergências, a Comissão Consultiva da Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí tomará as devidas providências de esclarecimento ou de impedimento.
Mais informações – Casa da Cultura Dide Brandão: (47) 33449 1665/ (47) 3249-0774 – em funcionamento provisório à Rua Tubarão, n° 305, Bairro Fazenda - Itajaí, SC – CEP:
88301-470. E-mail: galeria@itajai.sc.gov.br / galeria.fci@gmail.com.
Itajaí, 12 de janeiro de 2012.


Mais informações:
Departamento de Arte da Fundação Cultural de Itajaí (SC): Rua Lauro Muller, 53, Centro, CEP 88.301-400. Tel. (47) 3349–1214.
galeria@itajai.sc.gov.br e www.fundacaoculturaldeitajai.com.br


CRONOGRAMA                                                                                    
Término das inscrições
17 de Fevereiro de 2012                                                                        
Fonte: Mapa das Artes

Nenhum comentário: