concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CIRCUITO TELA VERDE

Projeto EducaCine Ambiental apresenta o
CIRCUITO TELA VERDE
Filmes, curtas e documentários da 3ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente

Dia 16 de fevereiro, quinta-feira, em sessão corrida, a partir das 14h
A UMAPAZ exibe no dia 16 de fevereiro, às 14h e às 17h30, nova seleção de filmes, curtas e documentários inscritos na 3ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, também conhecida como Circuito Tela Verde. A Mostra é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o apoio do Ministério da Cultura (MinC).
O evento integra o projeto EducaCine Ambiental que a UMAPAZ realiza mensalmente, trazendo filmes e documentários com temáticas socioambientais, visando proporcionar conhecimentos e espaço de debates para o desenvolvimento de uma postura reflexiva e ativa frente aos desafios contemporâneos.
Para a ocasião, a coordenação do projeto EducaCine Ambiental  selecionou filmes e curtas de animação, documentários e entrevistas produzidos por agentes ambientais de diferentes regiões do Brasil.

Confira abaixo a programação:

A árvore da Serra - duração: 2’13’’
Sinopse: Trabalho de releitura do poema “A árvore da Serra”, de Augusto dos Anjos, envolvendo arte ecológica com sementes, galhos, cascas de alho, folhas secas, areia e terra numa parceria do projeto Filhos da Terra com o Laboratório de Educação Ambiental da Escola Municipal Bataillard.

O Rio Maracanã e suas Histórias – Duração: 9’23’’
Sinopse: Documentário, descreve a memória de moradores da comunidade e de uma historiadora dos bairros da Tijuca e Vila Isabel – RJ, Lili Rose. As entrevistas transportam para outra realidade.

Aterro Sanitário: Nossa responsabilidade – Duração: 7’37’’
Sinopse: Documentário, destaca a importância do aterro sanitário e conscientização das pessoas sobre o assunto, numa parceria com jovens da Guarda Mirim de Itapira – São Paulo, SP.

Bombeiro do Salgueiro – Duração: 9’17’’
Sinopse: O filme trata da realidade sobre o lixo na comunidade situada no bairro da Tijuca - RJ, com depoimentos de especialistas e uma encenação de alunos de uma escola local.

O Diário da Terra – Duração: 1’14’’
Sinopse: Curta de animação sobre aquecimento global, mudanças climáticas e consumo.

Mangue Vivo – Duração: 23’
Sinopse: A fundação Onda Azul é uma ONG que promove recuperação, conservação e otimização do uso sustentável das águas brasileiras e ecossistemas como no caso do Projeto Mangue Vivo.

Mata do Braz Cavenaghi – Duração: 8’25’’
Sinopse: O documentário mostra a importância da mata nativa no bairro da cidade de Itapira - SP, com árvores e nascentes, mas com problemas ambientais causados pelo lixo.

Memória Catarata – Duração: 18’
Sinopse: Documentário realizado em homenagem aos 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as cataratas do Iguaçu. Traz depoimentos de antigos moradores de Foz do Iguaçu, patrimônio natural da humanidade e um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.

Polar – Duração: 1’08’’
Sinopse: Curta de animação que traz questões emblemáticas como aquecimento global e mudanças climáticas.

Rio Mogi Guaçú – Duração: 11’34’’
Sinopse: O documentário mostra a situação do Rio Mogi Guaçu (São Paulo) e algumas cidades por onde ele passa, assim como os objetos que são jogados nele.

Tevê: Um olhar reciclado – Duração: 5’
Sinopse: Este filme traz o tema da produção, do consumo e do descarte de lixo: um ciclo que se movimenta rápido com o ritmo da propaganda, sem o tempo para refletir sobre o consumo enquanto os resíduos jazem a nossa volta, se espalhando do meio urbano para outros territórios.

Transformação: Fluxos de possibilidades – Duração: 9’
Sinopse: O filme conta em linguagem lúdica que tudo o que consumimos é fruto das transformações dos elementos da natureza e que aquilo que consumimos um dia vai parar no lixo.

Trilha do Campeche II – Duração: 26’
Sinopse: Este filme tem início na praia da Armação, no Pântano do Sul, em Florianópolis, onde os visitantes podem entrar num barco e iniciar a navegação rumo à Ilha Campeche, Patrimônio Histórico e Paisagístico tombado pelo IPHAN.

Apresentação de filmes, curtas e documentários do Circuito Tela Verde
Dia e Horário: 16 de fevereiro (quinta-feira)
Exibições em sessão corrida, das 14h às 17h30
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – portão 7A, Parque Ibirapuera - Tel.: (11) 5572-1004
Coordenação: Valério Igor Victorino e Nadime Boueri Netto Costa
Não é necessária inscrição. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência 


Nenhum comentário: