concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Acontece no MASP - fevereiro 2012

clique aqui para visualizar a news completa




EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
ROMA – A VIDA E OS IMPERADORES
De 25 de janeiro a 22 de abril de 2012
Galeria Clemente de Faria (1º e 2º subsolos do MASP)
Tesouros do Império Romano como joias, mosaicos, afrescos, esculturas, vestimentas e outros objetos saem pela primeira vez da Itália, trazidos do Antiquário de Pompeia, da Galeria Uffizi e de importantes museus arqueológicos. É uma viagem a três séculos do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano, de Júlio César (49 a.C. - 44 a.C.) e Augustus (27 a.C – 14 a.C) até Septímio Severo e seu filho Caracala, que reinaram entre 193 e 217. Ao todo, 370 peças desvendam hábitos e costumes do povo romano e seus imperadores.


EXPOSIÇÕES DO ACERVO MASP
ROMANTISMO – A ARTE DO ENTUSIASMO
Sem previsão de encerramento
Galeria Georges Wildenstein (2º andar do MASP)

A Natureza, o Corpo, as Paixões, a Paisagem Urbana, o Imaginário. Estes e outros temas caros ao pensamento contemporâneo norteiam Romantismo – A arte do entusiasmo, exposição que o curador Teixeira Coelho concebeu a partir do acervo do MASP. Ao todo, 79 obras foram escolhidas e, divididas em nove seções, são apresentadas ao público num painel que reúne alguns dos maiores gênios da pintura do final do século 15 aos dias de hoje.




PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
ROMA – A VIDA E OS IMPERADORES
Visitas Orientadas especiais ROMA: de 7 de fevereiro a 20 de abril, sempre pela manhã: de quarta a sexta-feira das 9h às 10h30 e das 10h45 às 12h15.
Às terças-feiras, seis horários diários.
Outras Modalidades de Atendimento ao Público no recinto da Exposição:
Às terças, no período da tarde: 2 Orientadoras de Visita estarão disponíveis para atendimentos individualizados.

De quarta a sexta-feira, no período da tarde (sempre às 14h 15h e 16h): serão oferecidas Visitas Ateliê com duração de 30 minutos cada, para distintos núcleos da mostra.

Visita Aula: Professores de História do Ensino Médio e do Ensino Superior que desejarem aproveitar a rica oportunidade de conhecimento gerada pela exposição Roma, sendo eles próprios os agentes condutores da visita com seus alunos, o poderão fazer mediante agendamento e solicitação especiais.




ROMA E OS RAROS – LIVROS ANTIGOS SOBRE A URBE IMPERIAL

Abordando aspectos variados da Roma antiga – da Coluna Trajano aos aquedutos, da indumentária aos ornamentos – os treze livros expostos foram publicados entre os séculos XVI e XIX; período em que, apesar de a imprensa se expandir rapidamente com o tipo móvel de Gutenberg, edições especiais eram freqüentes, como: "De gli obelischi di Roma", de Michele Mercati, publicada em 1589.
Além da possibilidade de apreciar estes exemplares em nossa vitrine, também estão disponíveis sete das obras expostas para consulta digital em nosso terminal, consistindo em uma grande oportunidade, já que a viabilidade da consulta destes materiais se torna cada vez mais rara devido aos cuidados que elas exigem.
Para a consulta de todo o acervo da biblioteca, acesse nosso catálogo on-line:







Para o primeiro bimestre, com início das aulas em 05 de março, seguiremos com o curso de Introdução à História da Arte iniciado ano passado e ministrado pelo professor Denis Molino, curador-assistente do museu. Abriremos às quartas-feiras uma nova turma de Introdução à História da Arte, iniciando com o primeiro módulo que versará sobre a Antiguidade, do Egito Faraônico ao Gótico.
Além disso, teremos um curso sobre arte colonial no Brasil, Introdução à Arte Indiana e Inflexões na pintura e na escultura na Grécia.
Para o segundo bimestre, teremos também um curso de curta duração sobre Caravaggio, o já tradicional curso com o professor Dr. Eduardo Kickhöfel que abordará o período do Renascimento. A novidade será um curso sobre a Arte a Partir de 1940, tendo como ponto de partida a cidade de Nova Iorque.
As matrículas abrem na segunda-feira, dia 13 de fevereiro. Atendimento: de segunda a sexta, das 14h às 19h, através do e-mail escola@masp.art.br e pelos telefones 3251-5644 ramal 2104 ou 3253-9663.







O MASP NO MUNDO
Dois desenhos de Lina Bo Bardi pertencentes à coleção e 16 fotografias que integram a Biblioteca e Centro de Documentação do MASP participam da mostra Exílio e Modernidade: diálogos no espaço da cidade, organizada pelo Centro de Cultura Judaica, sob curadoria de Anat Falbel. A exposição foi prorrogada até 11/3.
Termina no dia 27 de fevereiro a exposição Paris e Cézanne no Musée de Luxembourg, em Paris, França, da qual participam as pinturas de Paul Cézanne: Paul Alexis Lê um Manuscrito a Zola (imagem), e O Negro Scipião, ambas pertencentes ao acervo do MASP.
A obra de Toulouse Lautrec, O Divã, pertencente ao acervo do MASP, participa da exposição The Steins and the Parisian Avant-Garde no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, E.U.A. A mostra apresenta obras que pertenceram à família de Gertrud e Leo Stein e materiais a ela relacionados, demonstrando a importância do patronato daquela família para os artistas da época e como eles disseminaram um novo padrão de gosto pela arte moderna.



O “Acontece no MASP” é uma publicação desenvolvida pela área de Comunicação e Relacionamento do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, com o intuito de divulgar as notícias e a programação do museu.
As imagens veiculadas são apenas ilustrativas, para divulgação das atividades. Caso não deseje mais receber esta newsletter, envie um email para comunicamasp@masp.art.br solicitando a remoção de seu nome de nosso mailing.
O MASP quer saber a sua opinião. Caso tenha dúvidas, sugestões ou críticas, envie um email para atendimento@masp.art.br.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo SP – CEP 01310-200
Telefone 11 – 3251-5644 / Fax 11 – 3284-0574
– Horários de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 11h às 18h.
Quintas-feiras das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre com 30 minutos de antecedência.
Ingressos: R$15,00. Estudantes, professores e aposentados pagam R$7,00.






By:
|

Nenhum comentário: