concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Projeto acompanhamento de artista com Mario Gioia e Fernanda Lopes no Atelier a Pipa, São Paulo

Projeto acompanhamento de artista com Mario Gioia e Fernanda Lopes no Atelier a Pipa, São Paulo

Com Mario Gioia e Fernanda Lopes
Desde fevereiro de 2011, Mario Gioia e Fernanda Lopes fazem um acompanhamento detido, em sessões semanais, por meio de discussões de obras, projetos e tudo o mais que se relacione ao desenvolvimento do trabalho de um artista visual, também propondo estratégias para a inserção da obra no contexto contemporâneo das artes visuais em São Paulo.
Todas as terças-feiras, exceto feriados; 20-23h
Valor: 300 Reais mensais
Atelier a Pipa
Rua Fidalga 958, (acesso pela Rua Rodesia), Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2506-0096 / 8389-9755 ou contato@apipa.com.br
www.apipa.com.br

Os artistas adquirem uma prática de troca e reflexão sobre as questões de sua pesquisa artística, saindo um pouco do lugar solitário do atelier. Há também a troca de ideias e informações que se dão entre os alunos/artistas do curso que absorvem referências entre eles.
Fernanda e Mario trazem também artistas já com relevância no meio artístico para falarem na aula sobre seu trajeto e sua experiência. E também recomendam exposições e eventos que tenham a ver com as propostas e o trabalho de cada um.
Currículos
Mario Gioia
Graduado pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), foi o curador, em 2011, de Presenças (Zipper Galeria), inaugurando o projeto Zip Up, destinado a novos artistas (que teve como segunda mostra Já Vou, de Alessandra Duarte, com a mesma curadoria). Em 2010, fez Incompletudes (galeria Virgilio), Mediações (galeria Motor) e Espacialidades (galeria Central), além de ter realizado acompanhamento crítico de Ateliê Fidalga no Paço das Artes. Em 2009, fez as curadorias de Obra Menor (Ateliê 397) e Lugar Sim e Não (galeria Eduardo Fernandes). Foi repórter e redator de artes e arquitetura no cadernoIlustrada, no jornal Folha de S.Paulo, de 2005 a 2009, e atualmente colabora para diversos veículos, como as revistas Bravo e Trópico e o portal UOL, além da revista espanhola Dardo. É coautor de Roberto Mícoli (Bei Editora) e faz parte do grupo de críticos do Paço dasArtes.

Fernanda Lopes
Curadora do Centro Cultural São Paulo. É jornalista e pesquisadora, e atua desde 2000 na área de artes visuais. É mestre em História e Crítica de Artes pela EBA/UFRJ, pós-graduada pela PUC-RJ em História da Arte e Arquitetura no Brasil e graduada em Comunicação Social pela PUC-RJ. A tese de mestrado A Experiência Rex: "Éramos o Time do Rei" ganhou o prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça, pela Funarte, em 2006, na categoria Monografia, publicada pela editora Alameda Editorial (SP, 2009). Foi curadora da sala dedicada ao Grupo Rex na 29ª Bienal de São Paulo. Atualmente desenvolve os projetos de livros sobre as obras de Nelson Leirner e Carlos Fajardo.

Fonte: Canal Contemporâneo

Nenhum comentário: