concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

“Projeto Volante” realiza oficinas artísticas e performances em Belém

Artistas locais são convidados a participar do programa, contemplado pelo Rede Nacional Funarte Artes Visuais

O Atelier do Porto, em Belém (PA), recebe, a partir de 25 de fevereiro, às 11h, os artistas do “Projeto Volante” para apresentar as atividades que serão desenvolvidas, durante uma semana, no espaço. Serão 20 vagas para oficinas de gravuras e as inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro, pelo e-mail projetovolante@gmail.com. O objetivo é que os artistas locais produzam imagens destinadas à distribuição pública em Belém e em outras cidades brasileiras e, ainda, registrem as imagens das ações para serem exibidas em uma exposição no Canadá, que vai reunir trabalhos do grupo.
O “Projeto Volante” que, em abril, chegará também a Porto Alegre (RS) é um dos vencedores do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. Em sua oitava edição, o programa selecionou 45 projetos de todo o país. Cada contemplado recebeu prêmio no valor de R$ 30 mil reais para viabilizar as ações, entre as quais se destacam oficinas artísticas e de qualificação, workshops, palestras, performances, audiovisual, seminários, exposições, atividades pedagógicas e pesquisa de linguagem.
As oficinas serão realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março. As imagens criadas pelos participantes poderão ser feitas a partir das técnicas de xilogravura, linoleogravura, litografia, gravura em metal, tipografia, carimbo, serigrafia e stencil. Todo o material necessário para a produção artística das peças será disponibilizado pelo projeto. Os artistas que não puderem comparecer à semana de atividades no Atelier do Porto e queiram fazer parte do evento também podem enviar, antecipadamente, suas obras para o espaço.
Além de criar as estampas, os artistas são convidados a participar das ações de distribuição das peças produzidas em espaços públicos da cidade, bem como realizar registros do evento em foto e vídeos. Estes registros irão compor um vídeo que será exibido no atelier canadense, Presse Papier, em maio, como parte de uma exposição que reunirá todos os trabalhos recebidos pelo “Projeto Volante” desde 2009.
Detalhes sobre o formato dos volantes, tiragem mínima e regras do projeto em http://projetovolante.blogspot.com/p/convocatoria-2011-2012.html
Informações e inscrições pelo e-mail projetovolante@gmail.com até o dia 27 de fevereiro.
Programação:
25 de fevereiro
11h – Apresentação do “Projeto Volante” ao público em geral
27 de fevereiro
14h às 17h – Apresentação do projeto aos artistas que vão participar das oficinas
18h às 21h – Troca de ideias sobre imagens, técnicas desenvolvidas e plano de ação
28 de fevereiro
14h às 17h – Início da gravação e elaboração das matrizes
18h às 21h – Começo das impressões e elaboração de plano de distribuição dos volantes
29 de fevereiro
14h às 17h – Visita a ateliê ou espaço cultural da cidade
18h às 21h – Impressões e criação de novas matrizes (individuais)
1 de março
14h às 17h – Visita aos locais de distribuição dos volantes
18h às 21h – Finalização das edições, identificação, registros dos trabalhos produzidos e desenvolvimento das estratégias de distribuição
2 de março
14h às 17h – Distribuição do material produzido pela equipe e também do material de outros grupos, que já participaram do projeto. Registro em fotos e vídeos da ação.
18h às 21h – Encerramento do evento com debate
Projeto Volante
Contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais
Local: Atelier do Porto
Travessa Gurupá, nº 104 – Cidade Velha
Belém (PA)
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura 

Nenhum comentário: