concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Site possibilita contato direto entre eleitores e governantes

Site possibilita contato direto entre eleitores e governantes

de Redação
A comunidade ativista Transparência Hacker criou uma página na internet que dá acesso a 5.661 órgãos públicos. O intuito é aumentar a comunicação entre a população e seus governantes.
Inspirado no portal inglês What They Know (“o que eles sabem”, em português), o Queremos Saber chegou junto da sanção da Lei de Acesso à Informação, que obriga que qualquer dado não considerado ultrassecreto pelo governo seja liberado ao público. Os órgãos governamentais têm até 18 de maio para se adaptar à nova legislação.
O internauta entra no site, seleciona com qual órgão quer se comunicar e escreve sua dúvida ou pedido. Quando uma resposta é recebida, o site a publica e avisa o solicitante por email. Caso a resposta seja insatisfatória, a pessoa pode entrar com um recurso ou acionar o Ministério Público, diretamente pelo site.
Dos 120 pedidos protocolados nos 12 primeiros dias do site — boa parte sobre informação de gastos e serviços públicos —, apenas sete tiveram resposta. De acordo com Daniela Silva, uma das responsáveis pela iniciativa, o resultado está  dentro do esperado. Ela acredita que com o passar do tempo o retorno seja mais rápido.
*Com informações do site Olhar Digita
Fonte: Cultura e Mercado 

Nenhum comentário: