concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de setembro de 2012

Funarte realiza mais cinco oficinas de artes visuais


Funarte realiza mais cinco oficinas de artes visuais

Programa Desafios Contemporâneos chega a Rondônia, Goiás, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Pará

De 17 a 21 de setembro, Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Maceió (AL), Campo Grande (MS) e Belém (PA) vão receber oficinas gratuitas de artes visuais do programa Desafios Contemporâneos 2012. Os cursos têm por objetivo contribuir para a redução as desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende-se criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.
Leia mais sobre cada oficina
Porto Velho recebe agora a terceira oficina do Desafios Contemporâneos. O artista João Orlando de Freitas Zoghbi vai abordar a “Aplicabilidade da iconografia de Rondônia”. Ele vai ensinar técnicas de aplicação dos ícones na serigrafia, bordado, entalhe em madeira, objetos de artes e decoração. A programação inclui, ainda, a promoção de intercâmbio entre as artes visuais e o artesanato; pesquisa e discussão sobre a iconografia de Rondônia e suas possibilidades; envolvimento dos profissionais da área no sentido de dar mais ênfase aos estudos iconográficos locais; e realização de uma oficina de aplicabilidade dos ícones de Rondônia em diversos produtos e suportes.
Em Goiânia, a artista plástica Rosana Ricalde vai ministrar “Conversa Paralela”, que tem por objetivo apresentar sua produção artística com finalidade de aproximar os participantes da oficina de assuntos recorrentes na arte contemporânea, abordando tanto a idealização e produção da obra, quanto sua inserção no circuito e mercado da arte. Também estão programadas visita a espaços expositivos e discussão com o grupo de elementos necessários para produção e difusão do trabalho do artista contemporâneo.
Em Maceió, a oficina “Xilografia – técnica e atualidade”, que será dada pelo artista Rubem Grilo, pretende desenvolver a prática do processo técnico, considerando a vivência individualizada. Para participar é indispensável ter conhecimento técnico da xilogravura. As etapas do processo e o conhecimento dos materiais e das ferramentas constituem um aprendizado permanente no desenvolvimento da linguagem pessoal. O enfoque técnico será estimulado pela troca de experiências, a partir do uso dos materiais, tomando por base técnica a madeira, as ferramentas de gravação, o papel e a impressão.
A oficina Video mapping será apresentada pelo artista digital, músico e designer Henrique Roscoe, em Campo Grande. Trata-se de uma técnica que consiste em projetar imagens de vídeo em edifícios, fachadas, estruturas ou qualquer tipo de superfície complexa ou objeto 3D, quebrando a percepção de perspectiva do espectador. O video mapping cria ilusões de ótica, jogos de luz, além de simular transformações de objetos físicos, alterando a percepção da sua forma. Durante o curso, serão trabalhados conceitos e técnicas para o desenvolvimento de apresentações audiovisuais, começando pela definição do tema, passando pelo roteiro, criação dos sons e imagens da apresentação, técnicas de video mapping, e apresentação ao vivo. Serão demonstrados o uso de softwares como Resolume, Modul8 e Madmapper para o mapeamento.
Em Belém, a artista Sylvia Furegatti vai ministrar a Oficina de Arte Pública – Intervenções de arte na cidade centro do mundo. O curso vai apresentar projetos, trabalhos, artistas e teóricos fundamentais para a vertente da Arte Pública e Urbana contemporâneas. Serão trabalhadas as ações artísticas contemporâneas como estratégias de poder de mudança social e cultural; a noção de empowerment a partir da arte atual; a relação do projeto contemporâneo com o público urbano; entre outros temas. Os participantes devem levar suas próprias máquinas fotográficas.
Serviço
Oficinas de artes visuais
Desafios Contemporâneos 2012
De 17 a 21 de setembro
Aplicabilidade da iconografia de Rondônia
Com o artista Visual e jornalista João Orlando de Freitas Zoghbi
Casa da Cultura Ivan Marrocos
Av. Carlos Gomes, 563 – Caiari – Porto Velho – RO

Conversa Paralela
Rosana Ricalde
Local: Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Artes Visuais – Campus II
Xilogravura – técnica e atualidade
Com Rubem Grilo
Local: SESC Centro – Rua Barão de Alagoas, 229, Centro – Maceió – AL
Video mapping
Com Henrique Roscoe
Local: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Oficina de Arte pública
Intervenções de arte na cidade centro do mundo
Com Sylvia Helena Furegatti
Local: Centro Cultural do SESC Boulevard
Boulevard Castilho França, 522/523 – Campina – Belém – Pará
Informações
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8089
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura 

Nenhum comentário: