concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de setembro de 2012

Oficinas culturais oferecem 416 vagas na região de São Carlos, SP


Oficinas culturais oferecem 416 vagas na região de São Carlos, SP

Distrito de Santa Eudóxia também receberá cursos variados
Inscrições vão até o dia 14 de setembro, sexta-feira, na Estação Cultura.

A Fundação Pró-Memória oferece em São Carlos (SP) e Santa Eudóxia (SP) oficinas e atividades patrimoniais diversas. São 416 vagas para 11 oficinas e minicursos e as inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de setembro.
As oficinas oferecidas são as de palhaço e acrobacia de circo, origami, organização de fotografias pessoais, marchetaria, catira, viola e reinventando brinquedos tradicionais.
Os minicursos são de história e imigração. Intitulado 'Euclides da Cunha', o programa é uma iniciação à restauração e desenho e pintura. Os cursos são oferecidos todos os semestres pela Fundação Pró-Memória de São Carlos e pelo Museu de Pedra Tinho Leopoldino, no Distrito de Santa Eudóxia.
As atividades têm o objetivo ampliar o repertório de conhecimento da população sobre o patrimônio cultural da cidade, afim de incentivar sua valorização e contribuir para sua preservação.
Palhaços e acrobacias
A oficina de palhaços e acrobacias de circo em São Carlos será oferecida na Estação Cultural toda terça-feira, das 14h às 17h, a partir do dia 18 de setembro. Em Santa Eudóxia, será no Museu de Pedra Tinho Leopoldino, toda quinta-feira, das 14h às 17, a partir do dia 20 de setembro. A oficina tem intenção de desenvolver habilidades como a expressão oral, coordenação motora, a imaginação e a criatividade ampliando o vocabulário e favorecendo o contato com a expressão artística.
Origami
A oficina de origami em São Carlos tem início no dia 17 de setembro, na Estação Cultura, às segundas-feiras, das 14h às 16h. Em Santa Eudóxia, a atividade será realizada no Museu de Pedra Tinho Leopoldino, a partir do dia 19 de setembro, toda quarta-feira, das 14h às 16h.
Nesta oficina, os alunos criarão seus origamis em um formato para serem comercializados como bijuterias e objetos de decoração.
Fotografias
A oficina de organização de fotografias pessoais será dividida em seis turmas. A primeira delas começa em São Carlos no dia 26 de setembro, a segunda no dia 31 de outubro e a terceira tem início dia 28 de novembro. Em Santa Eudóxia as datas são 3 de outubro, 21 de novembro e 5 de dezembro.
Durante a oficina o aluno aprenderá como manusear as fotografias em papel, confecção de invólucro de proteção e dicas de como guardar e encontrar facilmente as suas fotos.
Marchetaria
A arte de ornamentar superfícies por meio da aplicação de lâminas de madeira, utilizando como suporte objetos de madeira, será ensinada na oficina de marchetaria. A atividade começa dia 21 de setembro, das 8h30 às 11h 30, na Estação Cultura, e das 13h30 às 16h30, no Museu de Pedra Tinho Leopoldino, em São Carlos e Santa Eudóxia, respetivamente.
Catira e viola
A oficina de catira tem início também no dia 21 de setembro no Museu Tinho Loepoldino (Santa Eudóxia), das 17h às 19h. O objetivo é manter vivas algumas tradições do folclore brasileiro.
Já a oficina de viola começa dia 22 de setembro, também no museu, das 14h às 16h.
Restauração
Na oficina de iniciação à restauração serão abordados alguns conceitos básicos da conservação e restauração de obras de arte, bem como, as principais técnicas e métodos de restauro atuais, além de possibilitar ainda a oportunidade de conhecer e discutir temas relativos à preservação do patrimônio, contribuindo para ampliar seu repertório cultural.
A atividade ocorre em São Carlos às segundas-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 1º de outubro. Em Santa Eudóxia, será ministrada a partir do dia 1º de novembro com aulas às quintas-feiras, das 10h às 12h.
Brinquedos
A oficina de restauração de brinquedos tradicionais já està em andamento, porém ainda existem algumas vagas. As aulas ocorrem às terças-feiras, das 10h às 12h, e às quintas, das15h às 17h. A oficina propõe reviver desde a história do brinquedo até as técnicas construtivas empregadas na sua fabricação, nos vários sistemas tradicionais de junções e encaixes entre peças.
Produção literária
Na oficia de produção literária, os participantes serão estimulados a criar dentro de seu gênero preferido, trabalhando a reescrita, a narrativa e a descrição. Pautados nos conhecimentos prévio dos alunos, serão estudados gêneros textuais privilegiando o conto, a crônica e o poema. A oficina tem início dia 17 de setembro na Estação Cultura, em São Carlos.
Desenho e pintura
A oficina de desenho e pintura é voltada para iniciantes e será dividida em três módulos: Linha: composição, proporção, espaço, negativo humana, perspectiva, ponto de fuga, linhas de eixo; Tons: planos tonais, volumes, contrastes, organização, equilíbrio e composição; Cor: teoria das cores, luz refletida e hora da luz. As aulas começam dia 18 de setembro das 10h às 12h.
Minicursos
O minicurso “São Carlos de Todos Nós”, com quatro horas aula, terá três turmas na Estação Cultura. As datas são: 27 de setembro, 26 de outubro e 22 de novembro. O minicurso, formatado para professores, tem por objetivo explorar os principais pontos do patrimônio cultural local e apresentar estratégias para aperfeiçoar seu aproveitamento em sala de aula, utilizando métodos da educação patrimonial.
O minicurso de história e imigração terá duas turmas, também na Estação Cultura, nos dias 2 de outubro e 6 de novembro. Este minicurso pretende abordar a contribuição de diferentes populações imigrantes para a história de São Carlos, através de diferentes trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da Fundação Pró-Memória.
Serviço
As matrículas devem ser feitas na Fundação Pró-Memória de São Carlos, localizada na Praça Antônio Prado, s/nº, na Estação Cultura ou no Distrito de Santa Eudóxia no Museu Tinho Leopoldino.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-2700 ou através do site.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara - 12/09/2012 

Nenhum comentário: