concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de setembro de 2012

Inscrições abertas para oficina sobre arte pública em Belém


Inscrições abertas para oficina sobre arte pública em Belém

UFPA oferece curso sobre monumentos e instalações em ruas e praças.
Oficina deve resultar em congresso a ser realizado em novembro.

Estátuas e fontes em praças, instalações artísticas e intervenções temporárias nas ruas. Atividades artísticas que têm em comum o fato de serem públicas. Para divulgar e incentivar os tipos de Arte que estão sendo construídas atualmente, a Universidade Federal do Pará (UFPA) está organizando, pela primeira vez em Belém, uma oficina voltada para a chamada “Arte Pública”. O curso “Intervenções de Arte na cidade” será ministrado pela professora doutora Sylvia Furegatti, da Universidade de Campinas, no período de 18 a 22 de setembro, no Sesc Boulevard. As inscrições ainda estão abertas.
A programação é uma parceria do Instituto de Artes da UFPA com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e é voltado para estudantes de cursos de Artes e Humanidades de universidades, professores, artistas, arquitetos, geógrafos e para a sociedade de modo geral.
 “Desejamos divulgar os tipos de Arte que estão sendo construídos atualmente, trazer profissionais de fora do Estado para a realização de palestras, incentivar e qualificar os artistas que estão trabalhando com a Arte no espaço urbano”, explica Ubiraélcio Malheiros, coordenador do curso de Artes Visuais da UFPA e integrante do Grupo de Estudos sobre Arte Pública em Belém (GEAPA), da Instituição.
Na programação da oficina, está a análise de vários temas, por exemplo, a utilização de ações artísticas contemporâneas como estratégia para a promoção de mudanças sociais e culturais, a importância da comunicação dentro dos projetos artísticos e a noção de empowerment - termo que, em português, é traduzido como apoderamento e refere-se à participação ativa da sociedade civil nas decisões sobre seu futuro, em todas as esferas da vida.
Também haverá apresentação de trabalhos e projetos sobre as vertentes da Arte pública e urbana contemporâneas, realização de enquetes e construção de uma proposta de intervenção artística final denominada “Belém como centro do mundo”. Em novembro deste ano, será realizado um congresso, produto desta oficina, para ampliar as discussões sobre o assunto.
Serviço:
Oficina de Arte Pública.
Período: 18 a 22 de setembro, no Sesc Boulevard
Inscrições: Poderão ser realizadas até o preenchimento das vagas pelo site.
Para mais informações, acesse o blog Arte Pública em Belém

Fonte: G1 PA - 10/09/2012

Nenhum comentário: