concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Site conectará projetos de ocupação a espaços disponíveis


Site conectará projetos de ocupação a espaços disponíveis

Projeto A.E.T. [Ativador de Especialidades Temporárias] oferece oficinas gratuitas. Proposta vai aproximar pessoas com ideias para ocupação de espaços, donos dos locais e eventuais colaboradores

A primeira etapa de oficinas gratuitas do projeto A.E.T. [Ativador de Especialidades Temporárias], será realizada em Porto Alegre, a partir do dia 18 de fevereiro. O a.e.t. [ativador de espacialidades temporárias] é um site que funcionará como uma plataforma virtual, destinada à colaboração e negociação entre pessoas que dispõem de espaços; candidatos que proponham alguma atividade a ser realizada, e eventuais colaboradores e financiadores de tais propostas. A iniciativa foi contemplada na Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição.
Através da plataforma digital, espaços como terrenos vagos; casas que não estejam ocupadas; construções abandonadas; quintais; lajes; muros; garagens; estacionamentos; e vários outros tipos de espaços podem ser transformados temporariamente em áreas de lazer, festas, bibliotecas, locais de trocas, apresentações artísticas, e até cultivos de vegetais e criações de animais, associadas à arte, entre outras possibilidades.
Serão realizadas oficinas com duração de cinco dias, em dez capitais, duas de cada região brasileira.. Há 20 vagas para cada uma. No trabalho, o artista visual Breno Silva (proponente do projeto a.e.t.) vai ensinar os participantes a usar a ferramenta digital e desenvolver, juntamente com eles, propostas para usos temporários de espaços diversos e estratégias de viabilização das ideias; serão, ainda, promovidos intercâmbios entre as cidades envolvidas. As oficinas são direcionadas a artistas, arquitetos e estudantes, mas também abertas a interessados de qualquer área.
A Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição permitirá a realização de 30 propostas, durante o primeiro semestre de 2013. A ação é realizada pelo Centro de Artes Visuais da Funarte.
Projeto A.E.T. [Ativador de Especialidades Temporárias]
Cidades e datas das oficinas
Porto Alegre – 18 a 22 de fevereiro
Florianópolis – 23 a 27 de fevereiroRio de Janeiro – 4 a 08 de marçoSão Paulo – 11 a 15 de marçoCuiabá – 18 a 22 de marçoPalmas – 25 a 29 de marçoBrasília – 8 a 12 de abrilSalvador -15 a 19 de abrilFortaleza – 27 a 31 de maio
Belém – 10 a 14 de junho
Mais informações através do e-mail: ativadorcontato@gmail.com
Sobre o proponente do projeto e ministrante das oficinas
Breno Silva é artista visual, arquiteto, urbanista e professor de escolas de arquitetura. Realiza trabalhos colaborativos, promovendo arte urbana experimental, como o trabalho Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Experimental (2005 – Belo Horizonte / 2008- Fortaleza); vídeos e exposições como Panorama da arte brasileira – Itinerâncias Itinerários – MAM-SP (2011); cursos livres e oficinas sobre alternativas de usos para as cidades, como Espacialidad de la experiência (2012 – México D.F.); palestras, debates e publicações sobre ocupações urbanas experimentais. Doutorando em Processos urbanos contemporâneos – PPGAU-UFBA.
A.E.T. [Ativador de Especialidades Temporárias]
Projeto contemplado na Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

Nenhum comentário: