concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 26 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ARTE – 15 DE ABRIL




Para celebrar o Dia Mundial da Arte convidamos a todos os nossos fãs artistas a manifestarem sua paixão pela arte enviando um desenho, pintura, texto, vídeo, áudio ou foto.
No álbum do Dia Mundial da Arte na página do SINAP-ESP no Facebook é possível votar no trabalho e expressão que você mais curtiu.
Para saber mais acesse a página (http://www.facebook.com/events/174944725987892/) do evento Dia Mundial da Arte e confirme sua presença.
Participe, curta, divulgue, celebre a arte!
Na página do Evento:
Período do Evento: de 15/03/2013 à 15/04/2013

FORMATOS DE ARQUIVOS
extensão: imagem (jpg, png, TIFF), texto (doc, PDF), slides (ppt), vídeo (link youtube ou vimeo), áudio (MP3) e post microblog (com título e descrição preenchidas)
Formato: Livre

Quem pode participar: Qualquer usuário cadastrado na rede
Como enviar: envie seu arquivo para o email: sinapesp.aiap@uol.com.br com seu nome e informações sobre a obra: título, descrição, técnica.



DIA MUNDIAL DA ARTE
Declaração de Guadalajara
"A arte é o privilégio de todos"
O Dia Mundial da Arte é comemorado em 15 de abril, o aniversário de Leonardo da Vinci. Ele celebra a importância da arte em todas as áreas da vida humana.
Neste dia se manifestam as ligações entre as criações artísticas e a sociedade através de uma série de atividades e experiências que surgem do diálogo carregado de símbolos e significados que acontece entre artistas e espectadores.
Por que precisamos de um Dia Mundial da Arte?
Durante a celebração do Dia Mundial da Arte participam diferentes grupos sociais e artistas de diferentes disciplinas. Visa divulgar e trazer ao espectador o fato de que a arte tem outros valores de comunicação;  a arte educa, transforma, conscientiza e nos fala do nosso tempo, quem somos, para onde vamos, a arte difunde ideias e ações que ajudam a melhorar a nossa perspectiva da realidade. Ao mesmo tempo, a arte é parte do nosso património, da nossa identidade, dos nossos sentimentos como povo, como cultura e como seres humanos.
Objetivos do projeto
Criar uma ponte de comunicação entre o artista e o espectador.
• Divulgar as diferentes disciplinas de arte e mostrar seus vários modos de expressão: música, escultura, poesia, teatro, pintura, dança, teatro, performance, literatura e assim por diante.
Mostrar que a arte é um privilégio de todos.
• A arte convoca, unifica e promove a coexistência, agora raro na sociedade.
• Aproveitar o poder dos jovens para eventos relacionados com a sensibilidade e longe de agressão e delinquência.
• Restaurar e promover os valores éticos e despertar o senso individual de identidade.
• A arte é cultura e trabalha para refletir sobre nós mesmos, humaniza, sensibiliza, nos torna mais racional, críticos e autocríticos.
Aspectos de Educação / Ensino
A arte é essencial na educação integral e estimula todas as faculdades das pessoas.
Apelamos aos governos e instituições para criar programas educacionais e de divulgação de arte, projetos interdisciplinares, novos e viáveis.
Convidamos as empresas, associações e instituições culturais para participar da ART Dia Mundial 2013.
Atenciosamente,
Rosa Maria Velasco Burillo
Presidenta
Internacional de Artes Plásticas Associação, IAA / IAA
ONGs associadas à UNESCO
EL DÍA MUNDIAL DEL ARTE
Declaración de Guadalajara
“El arte es privilegio de todos”
El Día Mundial del Arte se celebra el día 15 de abril, en el natalicio de Leonardo da Vinci. Se conmemora la importancia del arte en todos los ámbitos de la vida humana.
Este día se manifiestan los vínculos entre las creaciones artísticas y la sociedad mediante un cúmulo de acciones y experiencias que surgen del diálogo cargado de símbolos y significados que sucede entre artistas y espectadores.
¿Por qué necesitamos un Día Mundial del Arte?
Durante la celebración del Día Mundial del Arte participarán diferentes grupos sociales y artistas de distintas disciplinas. Se pretende difundir y acercar al espectador el hecho de que el arte tiene otros valores de comunicación; el arte educa, transforma, sensibiliza, organiza, nos habla de nuestro tiempo, de quiénes somos, a dónde vamos; el arte difunde ideas y acciones que ayudan a mejorar nuestra perspectiva de la realidad. Al mismo tiempo, el arte es parte de nuestro patrimonio, de nuestra identidad, de nuestro sentir como pueblo, como cultura y como seres humanos.
  Objetivos del proyecto
Crear un puente de comunicación entre el artista y su espectador.
·         Difundir las diferentes disciplinas del arte y mostrar sus diversos modos de expresión: música, escultura, poesía, teatro, pintura, danza, cine, performance, literatura, etcétera.
Demostrar que el arte es un privilegio de todos.
·         El arte convoca, unifica y fomenta la convivencia, hoy poco frecuente en la sociedad.
·         Encausar la energía de los jóvenes hacia eventos relacionados con la sensibilidad
y alejarlos de la agresividad y la delincuencia.
·         Recuperar y promover los valores éticos y despertar en el individuo su sentido de identidad.
·         El arte es cultura y funciona para reflexionar sobre nosotros mismos, humaniza, sensibiliza, nos hace más racionales, críticos y autocríticos.
Aspectos Educativos/didácticos
El arte es fundamental en la educación integral y estimula todas las facultades de las personas.
Hacemos un llamado a los gobiernos y a las instituciones para crear programas de educación y difusión artística, proyectos interdisciplinarios, novedosos y viables.
Invitamos a las sociedades, asociaciones e instituciones culturales a participar este 2013 en la celebración del DIA MUNDIAL DEL ARTE.
Atentamente,

Rosa María Burillo Velasco
Presidenta
Asociación Internacional de Artes Plásticas, AIAP/IAA
ONG asociada a la UNESCO

Nenhum comentário: